Governo de Rondônia
24/04/2024

SEGURANÇA

Governador Marcos Rocha faz homenagem a agente penitenciário ao entregar Unidade Prisional, em Porto Velho

14 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso tem capacidade para 603 internos e possui modelo arquitetônico único

 

Mais que uma estrutura moderna e uma necessidade frente a superlotação carcerária no país, a Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso entregue pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14), em Porto Velho, representa a esperança para que internos retornem à sociedade transformados. Haverá oportunidade de ensino e ainda capacitação profissional.

A unidade tem capacidade para 603 apenados do sistema fechado, possui câmeras de monitoramento e controle aéreo. Possui ainda um modelo arquitetônico único, quatro salas de aula, biblioteca; sala de informática; ala para dependentes químicos; parlatório; espaço para visita das famílias; consultório odontológico; consultório médico e enfermaria.

‘‘Ela foi construída para trazer segurança para a sociedade. É uma nova filosofia, uma unidade diferenciada para ser utilizada na ressocialização. Nesse ambiente, presos poderão ter uma nova forma de vida, cultivar sentimento de paz e harmonia com a sociedade, mas ao mesmo tempo está pronta a usar o rigor da lei’’, considera o governador. Segundo a secretária da Sejus, Etelvina Rocha, além das salas de aula, a unidade vai contar com oficina de mecânica e foi projetada para trazer segurança, também, para o servidor, tendo em vista que os comandos são feitos por cima, no segundo piso.

A mãe do agente penitenciário Thiago Aguiar, Isabel Cristina, agradece homenagem feita pelo governador Marcos Rocha ao filho

A solenidade também foi marcada pela entrega de equipamentos ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) que tem como proposta estabelecer a segurança interna dos estabelecimentos prisionais.

HOMENAGEM

Em seu próprio nome, a unidade prisional carrega a importante missão de honrar o legado de um agente penitenciário que defendeu com excelência o sistema prisional como instrumento de mudança social. Thiago Aguiar Afonso ingressou no sistema penitenciário em abril de 2012, viveu o dia a dia das unidades prisionais, esteve presente e foi fundamental na contenção de rebeliões e nesta gestão se tornou chefe do Controle Interno da Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus).

Profissional admirado por todos que o conhecia, inclusive por Marcos Rocha desde a época que era secretário de Justiça, o pequeno Girassol, como era conhecido pelos mais próximos, partiu cedo, mas terá sua memória eternizada no Estado de Rondônia. Os pais do agente, Isabel Cristina e Jorge Afonso, receberam do governador réplica da placa que ficará fixada na unidade. O casal de filhos do agente penitenciário também receberam homenagem.

‘‘Ao receber a notícia do nosso querido governador Marcos Rocha que tanto admirava o nosso filho, da entrega desse importante prédio e que ele teria o nome do nosso Thiago, a emoção foi muito grande. Eu confesso que quase não estava saindo de casa, mas essa notícia foi uma injeção de ânimo e já consegui retomar o trabalho. Essa homenagem marca a trajetória do nosso querido filho de amor a seu trabalho como agente penitenciário’’, disse Isabel Cristina.

Marcos Rocha afirma que Estado vive um momento de transformação, de combate a corrupção e valorização dos servidores que com capacidade técnica e ética ajudam a fomentar o desenvolvimento de Rondônia

‘‘Quando eu fui convidado a assumir o sistema prisional, eu não queria, pelas dificuldades que existiam, mas pela insistência do na época do governador Confúcio Moura, agora senador, eu aceitei porque teria liberdade para agir. E eu fui preocupado com as pessoas que eu iria conhecer no sistema prisional, sabendo que, por ser coronel, o sistema prisional não me queria, os agentes não me queriam, só que eu fiz dentro do sistema prisional cerca de 70% do efetivo de amigos. Conheci pessoas de valor entre elas o Thiaguinho. Uma pessoa do bem, extremamente dedicado, íntegro, que queria ver as coisas certas e foi destravando os processos’’, recorda o governador.

Marcos Rocha destacou, ainda, que a atitude de Thiago, que sempre estava pronto a defender sistema prisional – defender não o governo, mas o Estado – deve ser seguida por todos. ‘‘Quando eu comentei com ele que iria escolher o nome de agente penitenciário para a unidade, ele me agradeceu por honrar a classe de agentes penitenciários. Estávamos buscando um nome para os 603, ele chegou a sugerir vários nomes e hoje está aqui o nome do nosso Thiago eternizado e eu peço aos companheiros de farda dele que hajam como o Thiago agiria, fazendo de tudo pelo sistema e fazendo com honra’’, disse o governador emocionado.

UNIÃO

Estiveram presentes na solenidade representantes dos três poderes e de instituições representativas da sociedade como a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), Tribunal de Justiça (TJ/RO), Tribunal de Contas (TCE/RO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e Defensoria Pública Estadual (DPE).

‘‘A gente está mostrando que é possível fazer diferente, esquecendo a velha política do toma lá, dá cá. Aquelas coisas que sempre prejudicaram a nossa sociedade. Quero honrar todos os nossos servidores, mas isso será passo a passo. Tudo que tem quer feito com muita sabedoria. Trazer recurso para o Estado primeiro, promover o desenvolvimento para que empresas possam gerar mais recurso sem aumentar carga tributária. Temos que fazer mais com menos. Eu vou sempre defender a população’’, afirma Marcos Rocha.

Para o governador, o estado está passando por um momento de transformação. ‘‘Nós temos lutado contra a corrupção. Conseguimos economizar R$ 95 milhões em três meses e continuamos contendo gastos. Nós estamos fazendo o máximo para que a gente possa melhorar a vida do cidadão’’, disse destacando ainda que o sonho do governo é que num futuro breve não seja mais preciso inaugurar presídios, mas que as unidades prisionais se tornem museus.

Leia mais.

Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso com capacidade para mais de 600 apenados e moderna infraestrutura será entregue nesta sexta (14) Secretaria de Justiça amplia ações para o fortalecimento do sistema prisional no Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo