Governo de Rondônia
28/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Governador Marcos Rocha visita Censipam e destaca esforço integrado na proteção e desenvolvimento da Amazônia

31 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha conhece trabalho desenvolvido para proteção da Amazônia em visita ao Censipam, em Porto Velho

 

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, visitou na manhã desta quarta-feira (31) o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho, e traçou ações integradas para a proteção e desenvolvimento do estado. ‘‘O Sipam tem uma série de tecnologias como de monitoramento do clima e das enchentes que são fundamentais para evitar tragédias. Reconhecemos a sua importância. Podem contar com o nosso apoio’’, afirmou.

Governador Marcos Rocha alinha ações com o gerente regional do Censipam, em Porto Velho

Marcos Rocha, acompanhado do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Valdemir Carlos de Góes, e do superintendente de Comunicação, Lenilson Guedes, destacou ainda a importância de uma parceria para superar problemas históricos da região amazônica e que é um desafio para Rondônia, a regularização fundiária.

Com uma riqueza de dados sobre a região, o Sipam é considerado um órgão estratégico para contribuir com políticas públicas para a Amazônia. ‘‘Nós temos um acordo de cooperação com a Secretaria de Planejamento e estamos à disposição para atuar em área de pesquisa e ações estratégicas que o governo necessite’’, disse o gerente do Centro Regional de Porto Velho, Roseval Serrado Leite.

O governador conheceu o setor operacional do Censipam, onde o meteorologista Marcelo Gama apresentou a dinâmica e agilidade do recebimento de imagens de satélite e o trabalho de análise de dados que tem como um dos resultados o boletim climático.

A coordenadora de Operações, Ana Cristiana Strava, também explicou que é possível ter previsão com até seis meses de antecedência da cota dos rios durante o período de cheias, através de um trabalho integrado.

Também participaram da reunião a assessora administrativa Andreia Batista de Sá , o coordenador de Inteligência,Clodoaldo Farias Furtado Filho e Cristiano Torres do Amaral, do setor técnico.

Leia mais.

Sisdam é implantado em Alto Alegre dos Parecis

Proteção e uso sustentável são objetivos dos engenheiros florestais de Rondônia que celebram a profissão em 12 de julho

Técnicas da Sedam publicam em nível internacional artigo sobre Recursos Hídricos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo