Domingo, 17 de novembro de 2019

INTEGRAÇÃO

Governador Marcos Rocha visita estado do Acre para definir ações conjuntas de desenvolvimento do Norte do país

28 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador de Rondônia Marcos Rocha é recebido em Rio Branco pelo  governador do Acre Gladson Cameli  para alinhar ações de desenvolvimento do Norte do país

Além de estarem apenas sete meses à frente da gestão de estados amazônicos, os governadores de Rondônia, coronel Marcos Rocha e do Acre, Gladson Cameli, tem em comum o objetivo de trabalhar em conjunto para desenvolver o Norte do país. Cameli que esteve recentemente em Rondônia recebeu neste sábado, 27, a retribuição da visita de Marcos Rocha que destacou o agronegócio como a atividade com forte potencial de geração de renda para a região.
‘‘O Acre pode contar com Rondônia. Tenho o Gladson como um grande parceiro. Lutamos juntos pela ponte que vai ligar o Acre a Rondônia e facilitar o escoamento da produção. Nós temos que trabalhar com o pensamento que não podemos destruir a natureza, e ao mesmo tempo não podemos de forma alguma permitir que o homem morra por falta de alimentos e tem como fazer isso. Tanto o Acre como Rondônia são voltados para a produção agrícola’’, considera Marcos Rocha.
O governador destacou ainda os índices que colocam Rondônia em posição de destaque no cenário do agronegócio nacional. ‘‘Rondônia é o maior produtor de peixes nativos criados em cativeiro, tem o sexto maior rebanho de gado, temos avançado bastante. Tudo isso usando apenas 33% do território’’, pontou. Ele defende o alinhamento de ações entre os estados amazônicos para tornar a economia da região mais forte.
‘‘Não é possível estados com tantas áreas produtivas como os nossos e um país com tantos minérios, como o Brasil, ter gente passando fome, ter gente desempregada, a gente precisa mudar isso e fazer com que o desenvolvimento aconteça’’, considera Marcos Rocha.
EXPOACRE
O encontro dos governadores se dá em um momento singular para o estado do Acre com a abertura da 46ª Expoacre e a mudança de linha da exposição que deixa de ser apenas entretenimento para se tornar um feira de negócios, semelhante ao que já acontece na Rondônia Rural Show, a feira de agronegócio rondoniense visitada pelo governador do Acre e por mais de 120 mil pessoas de diferentes estados e países, com recorde de negócios em sua oitava edição.

Bandeira de Rondônia é hasteada na abertura da Expoacre 2019 pelo secretário de Agricultura Evandro Padovani

‘‘O agronegócio será a salvação para o desenvolvimento do Acre’’, afirmou Cameli durante a solenidade de hasteamento das bandeira na abertura na Expoacre. Além da bandeira do Acre, também foram erguidas as bandeiras dos estados de Rondônia, Amazonas e dos países vizinhos Bolívia e Peru sinalizando a integração como marca da nova fase econômica do Norte do país.
Marcos Rocha disse ainda que há um esforço conjunto dos estados amazônicos e países vizinhos para fazer com que a Amazônia seja vista de outra forma, onde a preservação caminha junto com o progresso. ‘‘Nós fomos abandonados por vários anos, mas hoje o nosso presidente Jair Bolsonaro pensa diferente, vamos fazer com que a gente consiga competir com outros estados, com outros países’’, avalia.
‘‘Nós estamos fazendo uma integração comercial. Precisamos primeiro tornar os estados competitivos em uma linha que nenhum atrapalhe o outro e ambos possa ajudar. Com essas parcerias quem tem a ganhar é a região Norte’’, considera o governador do Acre.
Além do governador Marcos Rocha, a comitiva rondoniense se faz presente na Expoacre com a presença do secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Luciano Brandão. ‘‘A presença de Rondônia na Expoacre demostra o interesse em um desenvolvimento macro dessa região’’, sinalizou Brandão.
Padovani que ficou com a incumbência de erguer a bandeira de Rondônia na feira acreana também reforçou o trabalho integrado para desenvolver o Norte do país. Disse ainda que a união dos estados vai fortalecer a presença de produtos nortistas no mercado externo.

Abertura da Expoacre foi marcada pelo resgate da cavalgada e com nova proposta econômica voltada para o agronegócio

‘‘A discussão de políticas públicas em conjunto é muito importante para o desenvolvimento dos estados. Estamos, inclusive pleiteando juntos o certificado de Livre da Aftosa sem vacinação e o nosso plantel de Rondônia que é de 14 milhões de gado, vai somar com os quase 4 milhões do Acre e mais cerca de 2 milhões do Amazonas para exportação’’, disse o secretário da Agricultura de Rondônia anunciando que amanhã os  governadores seguem as discussões sobre os grandes desafios e obras de infraestrutura a serem realizadas através de um trabalho integrado dos estados amazônicos
A abertura da Expoacre 2019, além de trazer como grande destaque o agronegócio, também foi marcada pelo resgate da cavalgada, onde os acreanos foram convidados a prestigiar o evento. A estimativa do governo do Acre é que a feira movimente cerca de R$ 50 milhões em volumes de negócios, com uma expectativa de um público de 250 mil pessoas ao longo dos noves dias.

A logística na Ponta do Abunã beneficiará a região norte de Rondônia, assim como o estado do Acre

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes/Nilson Santos

Agricultura, Agropecuária, Brasil, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade