Governador participa de carreata e entrega de carteiras nas escolas

05 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura participou na última segunda-feira (03) da “Carreata da Educação”, realizada em Vilhena, com o mobiliário para sala de aulas, adquirido que foi pelo MEC – por intermédio de uma licitação nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE) e que foi vencida por uma empresa de Mato Grosso. Com uma grande comitiva e a participação de autoridades políticas, civis e representativas da sociedade vilhenense, o chefe do Executivo Estadual recepcionou os motoristas e pode conferir a qualidade das carteiras, cadeiras e mesas para professores.

Imagem 01

Milhares de conjuntos de mobiliários foram adquiridos e irão ser entregues nas escolas da rede pública estadual antes do ano letivo, previsto – em algumas escolas – para ter início na próxima segunda-feira (10), visto que o ano letivo será aberto oficialmente no sábado (08), na Escola Tiradentes da Polícia Militar II (Escola dos Sonhos), no distrito de Jacy-Paraná.

Ao percorrer vários pontos da cidade com a carreata, o governador foi para a Escola de Ensino Fundamental e Médio “Zilda Frota Uchôa”, onde centenas de pessoas o aguardavam. Ao cumprimentar os presentes, a mesa de trabalho foi formada. O governador foi o primeiro a discursar, por ter compromisso em Porto Velho e agradeceu as presenças de prefeitos, vereadores, empresários, comerciantes, deputados, lideranças sindicais e representantes da sociedade civil organizada. “O momento de fazer educação é agora. Estamos construindo um futuro e o ponto de partida é o Portal da Amazônia de Vilhena. Queremos ser um exemplo para a Região Norte. O mobiliário que chega é apenas o nosso ponto de partida”.

Imagem 02

A preocupação de Confúcio Moura está voltada para a melhoria na qualidade do ensino e garantiu priorizar o setor educacional com novas ações, lembrando que tem que promover atrativos para que a educação possa ser o caminho a ser percorrido no restante de seu mandato.

Prevenção

Como foco principal, em seu discurso, o governador abordou a questão das drogas nas escolas, principalmente o crack, que tem sido a inquietação de todos os educadores e pediu o apoio dos pais para que as crianças possam receber educação em casa e deixe a escola para que elas conquistem conhecimento, cultura e possam definir o seu futuro.

Imagem 03

Ao agradecer o trabalho dos professores e demais trabalhadores da educação de Rondônia, a zeladora Zelita Silva dos Santos foi citada como exemplo, pois está há 32 anos prestando serviço da Escola “Zilda Frota Uchôa” e tem sido uma baluarte na ajuda da formação de várias gerações de jovens. O trabalho da diretoria Jusciley Martins foi reconhecido pelo governador que elogiou o zelo como a escola está após mais de três décadas, visto que foi construída em 1983.

Imagem 04

Finalmente, o governador pediu a colaboração de todos para que a educação possa tomar novos rumos e melhorar na qualidade do ensino e conclamou a todos para que somem esforços na luta por dias melhores para os futuros cidadãos de Rondônia e declarou “2014: O Ano da Educação, em Rondônia”.

Participaram da solenidade, o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, os deputados Jean Oliveira  e Luizinho Groebel, o prefeito Rover, de Vilhena, além dos convidados.