Governador participa de dia especial da cafeicultura em Alvorada do Oeste

30 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Programa revitaliza cafeicultura e aumenta produtividade por hectare

Com uma expectativa de se alcançar uma produtividade de 130 sacas de café beneficiado por hectare plantado, a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou na última sexta-feira, 28, um Dia Especial para demonstração do Programa Estadual de Revitalização da Cafeicultura, numa propriedade que participa do programa em Terra Boa, distrito de Alvorada do Oeste e que é assistida por técnicos do município.

1 dia de campo

Dia de Campo cafeicultura

Mais de 400 produtores rurais participaram do dia especial para conhecer as tecnologias desenvolvidas, além de vereadores e prefeitos da região do entorno, acompanhados do governador Confúcio Moura e dos secretários de Agricultura, Evandro Padovani, e da Emater-RO, Luis Gomes Furtado.

No ano passado, nos talhões separados pelos técnicos para observação e demonstração da tecnologia aplicada na lavoura, a produção foi de 110 sacas por hectare. Este ano, no entanto, “a produtividade esperada é de 130 sacas de café beneficiado por hectare”, disse Luciano Brandão, gerente local da Emater-RO.

Os agricultores que visitaram a lavoura comentaram impressionados com a carga de frutos por planta: “Aqui tem pé que vai dar três latões”.

1 - plantio cafe

O coordenador técnico explica produtividade dos cafezais

O programa de revitalização da cafeicultura, idealizado pelo Governo de Rondônia, com apoio da Assembléia Legislativa do Estado, “agora está sendo conduzido pela Câmara Setorial do Café, que tem como presidente o empresário “Tuta do Café”, do ramo de beneficiamento de café, em Cacoal,  disse José Tarcísio, coordenador técnico da Emater-RO.

“Já faz tempo que eu não vejo uma lavoura de café carregada como esta”, disse o governador e acrescentou que deseja ver a cafeicultura forte dando emprego no campo e na indústria, como quando era a principal lavoura do Estado. O governador alertou que é por isso que o governo está intensificando o programa de revitalização para que se aumente a produtividade do café em todo o Estado, garantindo melhor receita aos produtores.

O secretário executivo da Emater-RO, falou da produtividade dos cafezais do Estado e disse que produtividade acima das 110 sacas, como a do agricultor José Cesconeto, “não representam a média do Estado, porque ainda temos lavouras velhas ou sem tratos, produzindo 10 a 12 sacas por hectare.

1 - café

Produção pode superar 100 sacas por hectare

Com aplicação da tecnologia recomendada pela Emater-RO, cultivando pequenas áreas, algumas “famílias de Buritis, Cacoal, Ministro Andreazza e Theobroma já produzem mais de 100 sacas por hectare e estão ganhando um bom dinheiro”, disse Luis Gomes.

O secretário Padovani mais uma vez destacou o benefício do calcário, e garantiu que este ano a nova usina de calcário do governo de Rondônia vai funcionar para atender prioritariamente o agricultor familiar.

Os prefeitos e deputados da região falaram empolgados sobre o apoio dado por eles ao programa da cafeicultura, e o governador encerrou a solenidade muito sereno, falando de sua alegria em estar dentro de uma lavoura tão bonita.

Texto: Enock Oliveira - Emater-RO
Fotos: Enock Oliveira

Agricultura, Capacitação, Economia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia