Governador recebe representantes dos atingidos pela enchente do Madeira

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes levam reivindicações e pedem reconhecimento da comissão através de decreto

2 _ comissao_1024x683

O governador Confúcio Moura recebeu em seu gabinete, na manhã de segunda-feira, 17, a Comissão Parlamentar das Usinas, que foi acompanhada por representantes dos atingidos pela enchente para relatar a situação em que estão as famílias e pedir providências para o pós-enchente.

Segundo os representantes, eles querem saber quais os procedimentos que o governo do estado pode tomar para minimizar os prejuízos causados nas lavouras de subsistência dos agricultores das regiões localizadas no baixo Madeira; como ficará a questão das moradias e, principalmente, os moradores de São Carlos; pedem pela mudança da localidade para uma região de “terra firme”.

Os moradores dos bairros em Porto Velho pedem uma atenção especial à Segurança, pois o pouco que restou nas casas está sendo furtada por bandidos que, aproveitando-se da ausência dos moradores, estão “saqueando e roubando tudo”, informou um dos moradores do bairro Balsa em Porto Velho, que vigia sua residência diariamente.

Os representantes encaminharam também um documento ao governador onde pedem o reconhecimento da comissão dos atingidos através de decreto, pois desta forma eles participarão das reuniões e o diálogo entre as partes será intermediado por esta comissão.

Após ouvir as reivindicações, o governador explicou que será necessária uma obra de engenharia muito grande em toda a margem do rio Madeira, para proteger as encostas. Aos que quiserem, será oportunizada uma moradia no Orgulho do Madeira, conjunto habitacional que está sendo construído no bairro Mariana.

O governador informou também que solicitou à presidente Dilma, em sua visita no último sábado, 15, mais três mil moradias. “Agora vamos aguardar a prefeitura nos indicar o terreno para que possamos iniciar o processo”, informou.

2 _ comissao 1_1024x683

Pediu também aos representantes, para que indiquem o local para a reconstrução de São Carlos, no baixo Madeira. “Me comprometo a ir imediatamente em Brasília conseguir os recursos para esta nova área”, pois é preciso agir rápido “aproveitando o momento que Brasília está receptiva aos nossos pleitos”, disse.

Presente ao encontro, o coronel Caetano, comandante do corpo de bombeiros e coordenador da Defesa Civil do estado, informou que a mudança dos desabrigados para as barracas que serão montadas no Parque dos Tanques, é uma diretriz mundial da Defesa Civil para “facilitar a assistência, pois estamos vivendo uma situação de emergência”, disse.

Informou que o alojamento provisório terá área de convivência, banheiros, energia elétrica, banheiros, enfim, “toda a estrutura necessária. Compreendo que não é o conforto de nossa casa, mas o atendimento aos atingidos será muito melhor do que está hoje nas escolas”, informou.

Os representantes informaram ao governador que não aceitam sair das escolas para este alojamento. Só saem para suas casas ou se for para serem colocados em hotel.

Estiveram presentes à reunião os deputados estaduais Maurão de Carvalho, Epifânia Barbosa, Zequinha e Ribamar Araújo, Brito do Incra; o suplente de deputado César Licório e os representantes dos moradores de São Carlos, Calama, bairro Triângulo, São Sebastião, Cujubim, assentamento Aliança, entre outros.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Ésio Mendes