Governador traça plano de ação com prefeitos para 2014

18 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

E37B830D-CEE5-4053-B534-B5ADFB354652_13-REUNIAO-PREFEITOS_640x427

Nesta terça-feira (17-12) o governador Confúcio Moura se reuniu com cerca de 30 prefeitos, na cidade de Ji-Paraná, para tratar das ações que o Estado executará em 2014, incluindo os repasses de convênios como o do Fundo de Infraestrutura para Transporte e Habitação (Fitha) e do Transporte Escolar, além da continuidade dos projetos Asfalto Bom (pavimentação de vias urbanas) e do Mão Amiga (recuperação de estradas de responsabilidade das prefeituras).

De acordo com o governador Confúcio, prefeitos em todo o país entoaram durante o ano de 2013 o discurso de dificuldades para administrar seus municípios, por causa da diminuição de recursos financeiros por parte do governo federal, a exemplo do Fundo de Participação de Municípios (FPE). Algumas prefeituras enfrentam, inclusive, dificuldades para quitar a folha de pagamentos.

Confúcio ressalta que a reunião serviu para que o governo e as prefeituras possam planejar as ações para 2014. “Ouvi reclamações condizentes por parte de alguns prefeitos. Vamos fazer as adequações necessárias para contribuir cada vez mais com crescimento dos municípios”, declarou. O chefe do Executivo estadual afirmou, ainda, que continuará priorizando os investimentos na área da educação, setor para o qual ele garantiu que tem preferência no seu plano de governo.

Convênios formalizados até março de 2014

Dentro do planejamento do governador, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, garantiu que os convênios do Fitha-2014 com as prefeituras estarão formalizados até o dia 30 de março. “Vamos fazer um mutirão no DER para cumprir o plano do governador”, acrescentou.

Prefeitos satisfeitos

Presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Vitorino Cherque, prefeito de Mirante da Serra, enalteceu a iniciativa do governador Confúcio em se reunir com os prefeitos para definir seu plano de ação para 2014. “Temos 52 prefeituras em Rondônia e 28 prefeitos compareceram ao evento, expuseram suas opiniões e dificuldades, contribuindo para que o estado possa melhor se desenvolver nos próximos anos. Tenho certeza que a reunião atendeu às expectativas”, frisou.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, disse que o município nunca recebeu tantos investimentos – 50 km de asfalto urbano, o asfaltamento do Anel Viário, a reconstrução da pista do aeroporto José Coleto e a revitalização e urbanização do igarapé Pintado, que está sendo transformado numa mega praça. “Isso é resultado do planejamento e parceria de três anos”, disse Jesualdo.

Governo, Rondônia