Regularização

Governador visita agricultores contemplados com títulos rurais

09 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

site 01

O governador Confúcio Moura esteve nesta sexta-feira (9) na região de Vilhena, numa área rural conhecida como ‘Cinturão Verde’, que abriga perto de 170 famílias de agricultores, que são proprietários de pequenas áreas – todas com menos de sete hectares – mas que produzem de tudo um pouco, seja milho, tomate, abacaxi, goiaba, hortaliças e tudo que a roça pode propiciar.

Nesta localidade, onde os agricultores estão organizados por cooperativas, o Governo do Estado iniciou ontem (8) a entrega dos primeiros 25 títulos de propriedade para estas famílias, que aguardavam pelo documento há mais de uma década e que foi possível através de convênio do estado com o programa Terra Legal.

O governador visitou primeiramente o produtor Teodoro Siqueira, que produz milho e frutas em sua propriedade de seis hectares. Natural de Santo Angelo (RS), casado e pai de dois filhos, Teodoro aguardava há 14 anos pelo documento definitivo da terra. “Estou muito feliz, não tenho palavras”, disse o agricultor.

site 03 gov

Governador Confúcio Moura com o produtor Teodoro

Em seguida, a comitiva do governo – que teve ainda as presenças do senador Valdir Raupp, do deputado estadual Luizinho Goebel e do secretário da Seagri, Evandro Padovani, os dois últimos da região de Vilhena – esteve na propriedade do casal Olzemiro Duarte e dona Leodir Alves Duarte, onde grande número de pessoas recebeu os visitantes.

A última parada aconteceu na Asprofruti, associação que congrega mais de cem famílias de produtores da gleba, que ao todo, conta com mais de mil hectares de lavouras das pequenas propriedades.

site 02

O presidente da associação, Natalino Busnelo, agradeceu a presença de todos e ouviu do governador que, dentro de mais alguns dias, todas as propriedades dessa localidade receberão o título definitivo, juntamente com o Cadastro Ambiental Rural, e poderão ter acesso a linhas de crédito para melhoria das suas propriedades e aumento da produtividade das lavouras.

Texto: Sandro André - Assessoria Seagri
Fotos: Sandro André