Governo de Rondônia
28/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Governadores da Amazônia Legal debatem problemas comuns em encontro no Macapá

25 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Governadores de nove estados participam, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), do 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Macapá(AP), com agenda direcionada para a solução de problemas comuns. Representando Rondônia, o governador Confúcio Moura estará acompanhado de três secretários. A segurança pública é uma das pautas da reunião.

Além de Rondônia e Amapá, o fórum é composto por representantes do Amazonas, Pará, Acre, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Roraima.  O bloco também busca ampliar forças para que as demandas apresentadas ao governo federal tenham melhor tratamento.

Assim como acontece com o Fórum de Governadores do Brasil Central, do qual Rondônia também faz parte, os estado da Amazônia Legal querem ser ouvidos como bloco, e não mais individualmente, nas articulações com o governo federal. E para garantir o bom andamento das negociações é necessário que os gestores debatam os problemas comuns com antecedência.

O governador Valdez Goes, anfitrião do encontro, receberá os convidados na Escola de Administração Pública (EAP) e na Residência Oficial do Governo do Amapá. Nesta quinta-feira, haverá discussões técnicas com secretários de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social.

Na sexta-feira, eles debaterão e formatarão, com base nas propostas dos secretários, a Carta do Amapá. O documento conterá decisões e reivindicações comuns, que serão encaminhadas ao governo federal.

SEGURANÇA

Tema recorrente em todo o País na atualidade, a segurança pública será objeto de ampla discussão no encontro. O secretário da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, coronel Lioberto Caetano, reforçará a necessidade de a União cumprir sua parte com efetivo e tecnologia nestas áreas, por onde flui o tráfico de drogas e contrabando.

Os governadores vão avaliar os avanços decorrentes das reuniões anteriores e formular propostas para o desenvolvimento regional.

Os secretários Vilson Sales, do Desenvolvimento Ambiental; e Hérika Fontenele, da Assistência e do Desenvolvimento Social, também compõem a equipe do governador Confúcio Moura.

Defensor de soluções conjuntas para problemas comuns aos estados, Confúcio diz que este modelo se contrapõe ao tratamento diferenciado que a União dá aos estados com maior força política.

Ele usa os avanços obtidos pelo bloco dos estados do Brasil Central como prova de que esta é a melhor forma de estados com menor força política serem ouvidos pelo poder central.

Leia mais:


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Economia, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo