Governo de Rondônia
Domingo, 22 de setembro de 2019

AMAZÔNIA LEGAL

Governadores definem nesta sexta-feira projetos de desenvolvimento para os estados da Amazônia Legal

29 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O encerramento será marcado pela a assinatura de constituição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

Os governadores dos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país estão na manhã desta sexta-feira, 29, reunidos para que possam definir os projetos de desenvolvimentos debatidos quinta-feira, 28, primeiro dia do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal sediado, em Macapá. O evento será encerrado com a formulação da Carta de Macapá com demandas comuns dos estados do bloco amazônico. Para isso, os governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia vão deliberar sobre as discussões ocorridas nas Câmaras Setoriais no dia anterior. A expectativa é de que até as primeiras horas da tarde desta sexta-feira sejam deliberadas as propostas.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, durante entrevista coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, enalteceu a importância do Fórum que defende uma união da região em prol de projetos e parcerias que possam ir ao encontro do desenvolvimento de cada Estado de forma conjunta. “Passamos pelos mesmos problemas e nada mais correto do que estarmos unidos colaborando um com outro. Vamos elaborar um consórcio que irá trazer maior facilidade de aquisição de produtos e serviços para o nossos estados. Rondônia tem evoluído na questão do agronegócio e piscicultura e em outros setores produtivos, ou seja, tem crescido de forma surpreendente e, por esse motivo, a importância do Fórum que objetiva fazer com que estejamos unidos e focados”, enfatizou o governador.

Marcos Rocha destacou que é possível crescer e de forma sustentável, pensamento seguido pelos demais governadores. “Nossos estados são parecidos com problemas similares que todos estão passando e o objetivo e buscarmos soluções para os problemas em comum, sendo um ajudando o outro. Temos um papel de trabalhar para que possamos garantir o desenvolvimento dos nossos Estados e alinhados com o Governo Federal e buscando a melhoria para cada Estado”, disse o governador.

O 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal sediado, em Macapá (AP), encerra nesta sexta-feira, 29, com a formulação da Carta de Macapá com demandas comuns dos estados que compõem o Fórum. Para isso, os governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia vão deliberar sobre as discussões ocorridas nas Câmaras Setoriais no dia anterior.

O encerramento também será marcado pela a assinatura de constituição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comuns aos nove estados membros.

Leia mais:

 Relatórios das Câmaras elaborados no 1º dia do Fórum de Governadores da Amazônia Legal serão deliberados nesta sexta-feira em Macapá


Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Fórum da Amazônia Legal, Governo, Informativo, Rondônia


Compartilhe