ADMINISTRAÇÃO

Governadores formalizam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central

11 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião de governadores foi realizada em Brasília

O 5º Fórum de Governadores do Brasil Central, que reúne os estados do Centro-Oeste, além de Rondônia e Tocantins, definiu nessa terça-feira (10) em Brasília novas discussões e projetos de interesse comum dos seis entes federados, além de eleger o governador de Goiás, Marconi Perillo, como primeiro presidente do Consórcio Interestadual.

Apresentado na forma de autarquia, o consórcio propõe ser um modelo institucional de cooperação interfederativa, por meio do qual serão implementadas ações para o desenvolvimento social e econômico dos estados envolvidos.

O anfitrião do 5º encontro, governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, fez a abertura do evento, e destacou que o país precisa de iniciativas inovadoras como essa. Para ele,  o Fórum tem um importante propósito no cenário nacional, a partir do conjunto de governadores que passam a tratar temas comuns entre eles. “Estamos buscando utilizar os esforços para a promoção do desenvolvimento, numa região que  tem sido uma das mais dinâmicas do país”, disse Rollemberg.

Para o governador de Rondônia, Confúcio Moura, a união desse bloco de governadores vai propiciar uma “repartição” de conhecimentos e  experiências já vividas por uns que podem repassar aos outros. Ele disse acreditar muito na capacidade dos governos em nível local em resolver os problemas.

Confúcio Moura destacou que são os governadores que têm que liderar nos estados, por meio de atitudes favoráveis. “Não podemos deixar nossos municípios quebrados, e grande parte dos municípios brasileiros estão falidos e não têm para onde ir. Quando os prefeitos vêm a Brasília, não encontram solução. Então, ruim ou bom, somos nós governadores que oferecemos aos nossos prefeitos e municípios o alento necessário”, pontuou.

Marconi Perillo falou com entusiasmo de quem deseja ver esse movimento consolidado como referência para o país. Segundo ele, o Fórum dará uma grande contribuição para uma agenda de desenvolvimento, de competitividade, produtividade, inovação e principalmente para uma agenda de conciliação e cooperação.  “Estou certo que a reunião de hoje dará a coloração definitiva a esse movimento, com a institucionalização permanente. As Assembleias Legislativas e a Câmara Distrital já aprovaram as leis que formalizam o consórcio em cada estado, e nós vamos avançar em discussões de temas importantes para as nossas regiões”, explicou.

No início da noite os governadores reuniram-se com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochi, para falar da importância do Fórum e quais os objetivos do bloco.

COMO FUNCIONA

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi criado em julho deste ano durante o Fórum de Governadores do Centro-Oeste, em Goiânia, e posterior a isso agregou os estados de Rondônia e Tocantins. Ele é uma associação pública, de natureza autárquica, dotado de autonomias administrativas e financeira, e contará com quadro próprio de servidores bancados com o orçamento do bloco. O consórcio terá sede em Brasília e o propósito é de  trabalhar em cooperação, especialmente nas áreas de educação, infraestrutura, logística, agricultura, energia, turismo, trocando experiências e buscando interesses e esforços conjuntos para a promoção do desenvolvimento da região.

Na reunião desta terça-feira (10) foi definido que o consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central terá um Conselho Consultivo. Cada governador indicará um secretário para representar o Estado. Com a anuência do bloco, o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Mangabeira Unger foi convidado para ser o presidente do Conselho Consultivo.

AGENDA

Nesse primeiro dia de evento, os chefes dos Executivos se reuniram com os secretários de Estado, representantes do Legislativo e procuradores de cada ente federativo. Nesta quarta-feira (11), os governadores apresentarão o consórcio em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

Em dezembro os seis governadores voltam a debater as questões de interesse comum, no município de Porto Velho, nos dias 17 e 18. Ato que encerra as atividades do bloco durante o ano. Para o 6º Encontro em Rondônia, Confúcio Moura disse que espera delinear com o grupo de trabalho os rumos para 2016. “Este ano apresentamos resultados práticos e queremos de fato fazer mudanças efetivas, e que essas mudanças possam irradiar depois para outros estados. Precisamos mostrar algo, até que esse modelo possa esparramar Brasil afora e formar uma grande onda positiva de mudança em nosso país”, concluiu.

Participam do Fórum de Brasília os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Rondônia, Confúcio Moura; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Tocantins, Marcelo Miranda e de Goiás, Marconi Perillo.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes