Governo de Rondônia
19/04/2024

Governo adquire ventiladores para vítimas da cheia

07 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governo do Estado entregou 250 ventiladores para flagelados da enchente do Rio Madeira, que estão alojados no Abrigo Único, instalado no Parque dos Tanques. Atualmente, 126 famílias estão instaladas provisoriamente em barracas de campanha no local.

Embora os ventiladores sejam para amenizar o calor, a medida é provisória e paliativa, pois o governo do Estado estuda possibilidade de amenizar o sofrimento das vítimas enquanto o rio retorna ao seu nível normal. As unidades que não forem utilizadas agora serão destinadas às famílias que ainda serão removidas para o abrigo.

De acordo com o coronel Lioberto Caetano, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, tudo está sendo feito para atender bem as famílias. “Se pudéssemos, colocaríamos essas pessoas em casas, mas não há orçamento suficiente. Iremos construir uma cobertura visando melhorar as condições climáticas, porque compreendemos o quão difícil é este momento, mas é importante ressaltar que estamos em estado de calamidade pública”, afirmou o comandante.

Cada uma das 126 famílias alojadas ganhou um ventilador de quarenta centímetros, um investimento de R$ 89 por unidade. De acordo com Márcio Clei Lima da Costa, morador da Balsa, esses ventiladores irão melhorar o clima nas barracas. “Trabalho a noite e, devido ao calor, não consigo descansar durante o dia. Este auxílio veio em boa hora”, conta o pai de família.

3 - maria da conceição

 A moradora da Balsa, Maria da Conceição, 41 anos, diz que foi a primeira vez em que sua casa ficou alagada. Ela reclama da falta de união entre os abrigados. “A convivência aqui é boa, mas não há união, porque cada qual só cuida de si. Isto reflete na minha saúde. Estou até com problema de pressão, coisa que nunca tive”, reclamou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo