29/03/2024

COMPROMISSO

Governo amplia capacidade de oxigênio no Hospital de Campanha da Zona Leste para tratamento da Covid-19

19 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O novo tanque instalado no Hospital de Campanha da zona Leste tem capacidade para 21 mil metros cúbicos

A capacidade de oxigênio para atender pacientes de Covid-19 no Hospital de Campanha-Unidade Zona Leste (Antigo Cero) foi ampliada de nove mil para 21 mil metros cúbicos com a instalação do novo tanque, na manhã desta sexta-feira (19). O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, acompanhou o processo e reforçou o compromisso com a saúde da população.

No hospital, há 50 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e mais 10 leitos clínicos. ‘‘Isso vai dar segurança para o tratamento dos pacientes nessa unidade e, o comando dado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é a ampliação da capacidade de oxigênio em todos os nossos hospitais. O que vai garantir oxigênio para os pacientes que precisam desse gás para sobrevivência’’, afirma o governador.

Em cumprimento a esse comando, a Sesau fortaleceu a capacidade de oxigênio na rede estadual de Saúde. Em Porto Velho, o Hospital de Campanha de Rondônia (antigo Regina Pacis) também tem capacidade para 21 mil metros cúbicos de oxigênio, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro são 45 mil metros cúbicos e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron)  são 32 mil metros cúbicos. Enquanto que em Cacoal são 12 mil metros cúbicos no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (HEURO) e outros 12 mil metros cúbicos no Hospital Regional de Cacoal.

Governo de Rondônia, por meio da Sesau, fortaleceu a capacidade de oxigênio na rede estadual de Saúde

‘‘Recebemos o comando do governador para não enfrentarmos os mesmos problemas que outros estados tiveram. O que nós tínhamos em capacidade de oxigênio já era suficiente, mas essa medida traz ainda mais segurança’’, reforça o secretário da Sesau, Fernando Máximo.

A iniciativa foi avaliada positivamente pelo representante da classe empresarial, Francisco Holanda. ‘‘É uma gestão que se antecipa as eventualidades para não vermos acontecer aqui o que aconteceu em Manaus com a falta de oxigênio. Ficamos felizes em ver um Governo sério, que tem diálogo com a sociedade para enfrentar a pandemia’’.

O volume maior de oxigênio nas unidades hospitalares do Estado faz parte das ações estratégicas de um Governo que se destaca pelo empenho em vencer a pandemia com estratégias precisas e inteligentes, sensíveis às necessidades da população e com o compromisso firme em salvar vidas.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ítalo Ricardo