Governo de Rondônia
28/03/2024

RELAÇÕES COMERCIAIS

Governo apresenta potencial de Rondônia ao embaixador de Israel e abre caminho para negócios

27 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha e o embaixador de Israel, Yossi Sheley, conferem de perto processo de produção em frigorífico


Mais um salto importante para alavancar a economia de Rondônia foi dado pelo Governo do Estado ao apresentar a potencialidade econômica para o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, que, na manhã de terça-feira (27) acompanhou, juntamente com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, todo o processo de produção de carne bovina na região do município de Jaru, quando visitaram um frigorífico que, em média, chega a abater 1.800 bovinos por dia.

O anfitrião dono do frigorífico, João Gonçalves, destacou a importância da visita do governador e do embaixador de Israel no Brasil que traz a perspectiva de valorizar um conjunto econômico do Estado para que tenha bons resultados e que possa continuar crescendo.

Tanto o governador Marcos Rocha, quanto o diplomata israelense Yossi Sheley, conheceram de perto todo o processo de corte da carne bovina, desossa e embalagem primária. Entusiasmado com o que constatou, o embaixador ressaltou ter presenciado uma tecnologia no frigorífico e garantiu que as portas estão abertas para se iniciar negócios entre Israel e Rondônia.

O embaixador também destacou a importância e agradeceu ao empresário e o governador, deixando claro que a ideia é estreitar relações comerciais. “Constatei se tratar de uma empresa gigante e forte com alta tecnologia. Conheço de tecnologia e temos grande potencial. Acredito em expectativa positiva. Claro, estamos fazendo as coisas técnicas e levar os empresários para falar de negócios”, argumentou o embaixador.

Governador já deixou marcada a ida a Israel, juntamente com empresários, tão logo terminar a pandemia

O Estado tem buscado ampliar os mercados internacionais para a carne bovina e, ao mesmo tempo, tem incentivado o fomento à pecuária. O fator crescimento econômico e o incentivo à geração de emprego é um dos principais eixos apresentados no Plano Estratégico de Governo. Para tanto, o governador Marcos Rocha enalteceu o fortalecimento da cadeia produtiva e a qualidade da carne exportada.

“Temos que assumir essa postura de sermos grandes produtores, geradores de emprego e renda e produtos de boa qualidade, não apenas para o Brasil, mas também para o mundo todo. Tenho a certeza de que o embaixador Yossi Sheley tem observado nossa capacidade rondoniense de trabalhar e produzir e vamos demonstrar nosso potencial e compromisso com a qualidade”, disse o governador, enfatizando, também que: “Enquanto governador a minha obrigação e trazer aqui pessoas que possam conhecer nossa produção e leva-la, como é o caso de Israrel. Essa troca de conhecimento é que garante possibilidade de desenvolver nosso Estado”.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, cumpre uma extensa agenda no Estado de Rondônia, vindo convidado pelo próprio governador Marcos Rocha. O chefe do Executivo Estadual já deixou pré-agendado a retribuição da visita do embaixador, deixando confirmada para assim que passar o momento de pandemia do coronavírus uma visita a Israel, juntamente com empresários de vários segmentos visando ampliar os negócios com a exportação de produtos da região, ou seja, a ida da comitiva rondoniense será para uma agenda econômica.

EXPORTAÇÃO DE CARNE

Hoje, Rondônia exporta carne para 48 países. Os quatro maiores compradores, ordenados por volume de compras, é Hong Kong, China, Egito e Chile. Israel vem fortalecendo e aumentando essa aproximação com Rondônia que, inclusive está entre os cinco primeiros Estados do Brasil no ranking de exportação da carne bovina e o município de Jaru tem despontado no crescimento de exportação.

Para se ter uma ideia, o frigorífico visitado no município de Jaru abastece o mercado de carne bovina no Chile, Uruguai, Peru, Argentina, Egito, e outros países.

Durante a visita ao frigorífico em Jaru, também acompanharam o governador Marcos Rocha e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves; e o superintendente estadual de Comunicação, Lenilson Guedes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo