Governo de Rondônia
18/04/2024

POLÍTICAS PÚBLICAS

Indígenas querem saúde e conhecimento

21 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Indígenas de Rondônia querem estudar, ter garantias ao direito à saúde e conhecimento. Reunidos em Cacoal, na terra Paíter-Suruí, representantes de etnias do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Pará e Rondônia ouviram do vice-governador do estado, Daniel Pereira, palavras de otimismo.

“Já está em construção uma proposta de políticas públicas para os povos indígenas e este é um pedido especial do governador Confúcio Moura”, ele disse. Pereira reconheceu que o que os povos indígenas querem é o mesmo que outros povos reivindicam: estudo, saúde e conhecimento.

Durante a manhã desta terça-feira (21) o vice-governador prestigiou o evento organizado pelos indígenas Paíter-Suruí, onde falou da atenção que o governo tem dado aos povos indígenas em Rondônia. Com o tema Tecnologias da Informação e Comunicação para Gestão de Terras Indígenas e Unidades de Conservação na Amazônia, o encontro organizado pelo povo Paíter-Suruí em Cacoal, reúne indígenas de mais de 30 etnias, dos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Uma equipe da Secretaria Estadual de Educação apresentou proposta para oferecer ensino médio de qualidade a comunidades com difícil acesso à educação, entre elas os povos indígenas. “O Governo de Rondônia foi buscar no Amazonas referências de um modelo de educação: o Ensino Médico com Mediação Tecnológica. A Seduc acredita que este é um modelo que irá melhorar não só a educação das comunidades indígenas, mas de todos quem tem dificuldade de acesso, como os moradores das áreas rurais”, explicou Angélica Ayres, coordenadora do projeto.

Aulas ao vivo

Além de suprir as necessidades de comunidades com difícil acesso, o projeto do Ensino Médio com Mediação Tecnológica suprirá a escassez de professores. O projeto, que está de acordo com todas as diretrizes educacionais vigentes no país, transmitirá aulas ao vivo, por meio de uma sala interativa, e promoverá a interação entre alunos e professores através de webcams e chats.

Em sua fala, o líder Almir Suruí destacou a importância da parceria entre povos indígenas e governo estadual. “Ela é  importante para pensarmos e discutirmos políticas públicas para os povos indígenas e o meio ambiente, para melhorar a qualidade de vida. Pelo que o Governo de Rondônia tem feito pelos indígenas, eu acredito que continuaremos avançando”.

Encontro entre povos

Iniciado terça-feira (20), o encontro segue até quinta-feira (22), reunindo indígenas, representantes da empresa de tecnologia Google, dos Estados Unidos e diversas organizações não-governamentais.

Vice-governador fala da atenção que Confúcio Moura tem dado aos indígenas de Rondônia

Vice-governador fala da atenção que o governador Confúcio Moura tem dado aos indígenas de Rondônia

 

Equipe da Seduc apresenta proposta de Ensino Médico com Mediação Tecnológica

Equipe da Seduc apresenta proposta de Ensino Médico com Mediação Tecnológica


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo