23/04/2024

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Governo apressa entrega de novas moradias a desabrigados

16 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em 2014 o Rio Madeira atingiu a marca histórica de 19,49 metros, segundo dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o que provocou uma grande cheia nos rios  do estado de Rondônia  deixando várias famílias desabrigadas.

Ainda durante a enchente, em março do ano passado, a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) firmou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, a cidade mais atingida,  para resolver danos causados pela grande cheia e apressar os procedimentos necessários para incluir famílias desabrigadas nos programas habitacionais Minha Casa Minha Vida e Morada Nova.

Residencial Orgulho do Madeira

Residencial Orgulho do Madeira: 1.680 moradias prontas

Atualmente, só na Capital estão em construção 12.189 moradias de interesse social, fruto da parceria dos programas habitacionais dos governos federal e estadual. “O empreendimento com a obra mais adiantada é o Residencial Orgulho do Madeira, que já conta com 1.680 moradias prontas, das quais 704 já estão destinadas aos desabrigados. Outras 976 moradias são para os inscritos e aprovados pelos programas.” explica o secretário Márcio Felix.

“A maior preocupação do governador Confúcio Moura nesse sentido é com as famílias que perderam seu único imóvel com a enchente ou residem ainda  nas áreas de risco de alagamento. “Diante desse cenário, ele determinou que o problema dessas famílias seja resolvido de maneira rápida e permanente”, destacou Márcio .

São muitos os procedimentos junto aos ministérios da Integração e das Cidades, para que famílias flageladas recebam as moradias. No momento, em conjunto com a Defesa Civil Municipal, a Seas faz o afinamento e a complementação dos dados para adequar exigências do Ministério da Integração, conforme a planilha enviada para preenchimento.

Márcio Felix, secretário de estado da Assistência Social

Felix: rapidez na entrega de casas

O secretário explica que está encaminhando a listagem das famílias atingidas para análise dos dois ministérios. “Com isso,  atenderemos imediatamente à demanda de moradia das famílias, com as moradias do Residencial Orgulho do Madeira”, disse.

Para antecipar entrega das moradias, o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Porto Velho vêm recolhendo documentos das famílias que constam na listagem dos atingidos. De acordo com a Coordenação de Habitação da Seas, grande parte dos beneficiários dos programas habitacionais tem problemas com a documentação.

Para não correr o risco de alguma família não ser incluída por falta de documento, a equipe técnica está recolhendo a documentação das famílias na Central de Atendimento do Programa Morada Nova,  localizada na sede da Emater, na Avenida Farqhuar.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes e Diego Queiroz