29/03/2024

Governo assinará termo para ampliação da infraestrutura de telecomunicações em Rondônia

12 de julho de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia assinará junto a Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) o Termo de Ajuste para execução de projetos relacionados à cooperação técnica estabelecida entre as instituições. O termo estabelece intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações, apoio para a cessão e compartilhamento de espaços físicos, de infraestrutura, de capacidade e de serviços de telecomunicações entre os dois órgãos em forma de contrapartida para implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e da Infovia (backbone) de Rondônia.

A Infovia (backbone) Rondônia é uma infraestrutura de comunicação, através de fibra ótica, atualmente em desenvolvimento para fornecer um conjunto de serviços convergentes de voz, dados e imagens em alta velocidade, desempenho e disponibilidade aos órgãos do governo de Rondônia. Sua operacionalização proporcionará significativa redução dos custos de comunicação e infraestrutura de suporte seguro à implantação das políticas públicas.

Ao longo do projeto, a rede de fibra ótica interligará, em todos os municípios rondonienses, a seguinte estrutura – corpo executivo, Secretarias estaduais, órgãos de apoio direto à execução governamental, além de 419 escolas estaduais; 13 Coordenadorias Regionais de Ensino; 187 unidades da Polícia Militar; 71 unidades da Polícia Civil; 9 hospitais estaduais; 6 Escritórios Regionais da Saúde (atendimento); 26 unidades da Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Rondônia (FHEMERON); 6 Centros de Saúde (CSD); 9 unidades da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA).

O desempenho e confiabilidade da atual infraestrutura de comunicação governamental serão ampliados para suportar diversas tecnologias emergentes que requerem troca de informações em tempo real e em benefício do bem-estar da população do Estado de Rondônia.

Sobre o PNBL

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) é uma iniciativa do governo Federal em parceria com os Estados e municípios brasileiros que visa a consolidação do acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade a baixo custo em todo o território nacional.

O objetivo do programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso da população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga para 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014, com velocidade de 1 Mbps, no mínimo.

Através dessas ações, o governo Federal espera criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão digital, reduzir a desigualdade social e regional, promover a geração de emprego e renda, ampliar os serviços de governo eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado, promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.

Parceiros

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (SEAE) e da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), estabeleceu acordos de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) e com as Centrais Elétricas Brasileiras (ELETROBRAS) para a execução do projeto.

A TELEBRAS disponibilizou conexão e banda de alta velocidade em sua rede de fibra ótica ao governo estadual que, em contrapartida, disponibilizará cerca de 230 quilômetros de anéis óticos municipais para o governo federal avançar com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região Norte.

Governo, Rondônia, Tecnologia