Governo de Rondônia
29/03/2024

Segurança

Governo atende comunidade com Polícia Comunitária na capital

24 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSCF9423Acompanhado do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), Tenente Coronel Alexandre de Freitas Almeida, o  Ouvidor Geral do Estado, Vicente Rodrigues Moura, visitou na tarde desta quarta-feira (23), várias bases de policiamento comunitário em Porto Velho. Vicente Moura foi ouvir de perto o sentimento das comunidades e suas demandas no que tange à prestação de serviços na segurança pública.

No bairro Aponiã, o Ouvidor Geral  conheceu a base de policiamento do Crato, Zona Leste da capital, onde são realizadas várias atividades de atendimentos à comunidade, servindo inclusive como referência para as demais bases. De acordo com o Tenente Coronel Almeida, a base funciona 24 horas e todo atendimento policial e assistencial são realizados no bairro, incluindo ocorrências com reflexos penais e cíveis, como também apoio às questões de saúde.DSCF9437

Na base de policiamento do Teixeirão, no bairro Esperança da Comunidade, Zona Leste da capital, o Ouvidor foi esperado por uma comitiva formada por  representantes dos moradores.  Segundo o presidente do bairro, Fernando Rocha, há uma preocupação da comunidade em relação ao possível fechamento da base da polícia e quanto à disponibilidade de mais viaturas para o patrulhamento no bairro, principalmente no período noturno.

Abrindo a reunião, o  Tenente Coronel Almeida, afirmou que o policiamento está presente no bairro, tendo sido confirmado pelos presentes na reunião. Ele explicou ainda  que o 5º BPM ocupa a maior área de atuação na capital, sendo responsável por toda a Zona Leste, no eixo da BR 364, incluindo Candeias do Jamari, Triunfo, Itapuã do Oeste e Vila Nova Samuel. No sentido Guajará-mirim, o Batalhão está presente em Jací-Paraná, Nova Mutum, Vila Nova geral e União Bandeirante.

O Ouvidor equacionou as reivindicações feitas pelos representantes dos moradores e garantiu buscar soluções perante os órgãos de segurança, para que haja a permanência dos policiais na base. Ele destacou os trabalhos desenvolvidos na base de policiamento do Crato, com a participação dos  próprios moradores. “ Estamos aqui para ouvir e entender os anseios da comunidade, para juntos buscarmos soluções que tragam resultados positivos”, destacou o Ouvidor, observando que há uma confiança da comunidade quanto à eficiência da Polícia Militar no bairro.

Projeto Polícia Militar na Escola

Na ocasião, o Ouvidor Geral foi até a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães, Zona Leste da capital, onde conheceu o projeto Polícia Militar na Escola. Desenvolvido por policiais militares voluntários e com o apoio do 5º BPM, 2ª CIA e da direção da própria escola, o projeto atende mais de 150 alunos que participam dos vários cursos e oficinas ministrados, entre os quais, Karatê, Judô, Jiu-jitsu, flauta, violão, música, coral, rádio escola, além de palestras motivacionais.

DSCF9467

O projeto tem apresentado  bons resultados na formação do caráter dos alunos. É o caso de Weneson Braz  Nobre,  de 12 anos. Ele conta que participa ativamente dos cursos e isso tem ajudado a ser uma pessoa melhor. “As aulas do projeto me ajudaram a ser mais disciplinado e tenho tirado boas notas”,  disse, assegurando que sua mãe já notou a diferença.

DSCF9475

O Sargento Josemar, que é um dos professores voluntários do projeto, afirmou estar feliz em contribuir na formação do caráter dos alunos.

“O Projeto tem tirado muitos alunos da marginalidade, transformando em cidadãos responsáveis. Em apenas um mês de treinamento já observamos mudanças positivas  no comportamento  dos alunos”, disse.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso - Assessoria Ouvidoria
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo