Governo avança em Tecnologia da Informação

23 de fevereiro de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

reuniao_secretarios_TIA DETI foi criada com a missão de promover em benefício do cidadão o desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação junto aos poderes públicos e a sociedade do Estado de Rondônia. O objetivo é tornar o estado de Rondônia uma referência na Região Norte neste setor.

Entre as competências da diretoria estão: dirigir as atividades de prospecção, normatização, suporte à regulação e prestação de serviços técnicos de informática; supervisionar e orientar o desenvolvimento de estudos e propostas para formulação de arquiteturas, serviços e soluções de Tecnologia da Informação; supervisionar o atendimento das demandas e serviços das gerências subordinadas e os níveis de satisfação dos usuários; supervisionar, acompanhar e avaliar os níveis de desempenho das gerências de informática ou setores congêneres do poder executivo; e dar suporte e assessoramento ao secretário de Assuntos Estratégicos em matéria técnica.

Já o Conselho Estadual de Informática (CEI), irá formular, orientar, supervisionar e coordenar a política de Tecnologia da Informação, no âmbito do Poder Executivo da Administração Pública do Estado.

Levantamento do cenário estrutural de TI em Rondônia

De acordo com o levantamento feito pela diretoria, atualmente o estado possui uma gestão descentralizada, com falta de organização e estrutura.

Uma equipe visitou as secretarias e departamentos e comprovaram in loco a falta de estrutura e cuidado com os equipamentos que dão suporte à TI.

Após o levantamento a diretoria chegou à conclusão de que a estrutura de tecnologia deve ser reformulada e um novo modelo será implantado no Estado, ou seja, uma gestão centralizada com operacionalidade descentralizada, de forma que as informações das secretarias fiquem disponíveis em um núcleo centralizado ao governo, mas que cada pasta seja independente na operação de dados.

Projeto estrutural para o governo

Para dar andamento aos trabalhos foi criado o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação, que visa o desenvolvimento de soluções (open source) na área de tecnologia da informática, de forma que venha a atender as necessidades do governo. Entre os projetos em andamento estão: Telefonia IP; Porta; Controle de Frota e Combustível e BrOffice.

Expresso Livre

O Expresso Livre é uma solução completa de comunicação que reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow, Mensagens Instantâneas, Gerenciador de Arquivos e Boletins interno em um único ambiente.

Entre as principais características desta solução destacam-se a alta escalabilidade; custo zero; utilização de protocolos padrões; integração com outros sistemas web; independência de fornecedor; independência de plataforma cliente; independência de plataforma servidor e a mobilidade dos usuários.

Este sistema já é usado em outros Estados do Brasil, que garantem a eficiência e qualidade do sistema.

DINTEL

Durante a reunião também foi apresentado pelo Departamento de Informática e Telecomunicações da Policia Civil (DINTEL) em parceria com Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação (DETI), o Projeto Infovia Giga Porto que tem a finalidade de prover o Estado em infra-estrutura tecnológica de comunicação em alta velocidade, com dados, voz e imagem, necessária à execução dos serviços públicos de segurança de forma integrada com os serviços municipais, estaduais e federais.

O projeto de Infovia já está em fase de finalização e possui mapeada e fibrada toda a cidade de Porto Velho, fechando uma rede ótica com antenas em toda a capital.

Governo, Rondônia