DER EM AÇÃO

Governo avança na manutenção e recuperação da avenida 25 de Agosto, em Rolim de Moura

13 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Trechos estão recebendo compactação para a nova capa asfáltica

Correndo contra o tempo, com a proximidade do inverno amazônico, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), intensifica os serviços de manutenção e recuperação da rodovia 010 (avenida 25 de Agosto), no perímetro urbano do município de Rolim de Moura.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, acompanhado do vice-governador José Jodan, do secretário regional do Governo em Rolim de Moura, Adeilso da Silva e do prefeito do município, Fabricio Melo, estiveram na quinta-feira (12), acompanhando o avanço dos serviços.

Avenida 25 de Agosto (RO-010) está recebendo serviços de qualidade

Segundo Rezende, há mais de oitos anos que o perímetro urbano estava sem receber manutenção pelo Governo do Estado e diversos trechos ficaram completamente comprometidos. “Esses trechos estão recebendo um tratamento diferenciado, utilizando a máquina recicladora, a equipe está reciclando o solo e tratando com cimento e material fresado, sendo feita uma nova camada, recebendo a compactação das camadas necessárias e o nivelamento da terraplenagem. Logo após, a equipe realizará a impermeabilização do solo com cm30, imprimação do local com emulsão asfáltica RR-1C e execução da capa de rolamento com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Vale destacar que em alguns locais foram realizados sistemas de drenagem, sendo implantados colchão drenante e tubulações de concreto (manilhas). Já nos buracos menores são realizados a fresagem e os remendos profundos e superficiais”, explicou o diretor-geral.

Adeilso da Silva pontuou que esta é uma das principais vias de acesso do município. “ A manutenção da rodovia 010 ou avenida 25 de Agosto, é um desejo antigo da população. Em 2019 quando elaboramos o PPA (Plano Plurianual), a população colocou como uma das prioridades a recuperação da avenida. O governador, coronel Marcos Rocha, determinou então a retomada da responsabilidade das rodovias estaduais nos perímetros urbanos dos municípios e o início dos serviços na avenida 25 de Agosto e na avenida Norte Sul (rodovias 383 e 479)”, frisou o secretário regional.

Ensaios de densidade visam garantir o grau de compactação do solo e o ensaio de umidade do material

De acordo com o vice-governador, José Jodan, as máquinas do DER só sairão de Rolim de Moura quando forem finalizados os serviços de recuperação e manutenção das avenidas 25 de Agosto e Norte Sul. “Os serviços são realizados com planejamento, técnicas e tem durabilidade, evitando o desperdício do recurso público. A equipe do DER é altamente capacitada para realizar serviços de qualidade e os testes são feitos para comprovar essa qualidade. Após a base pronta, o DER realiza os ensaios de densidade in situ (frasco de areia) visando garantir o grau de compactação do solo e o ensaio de umidade do material (speed test)”, ponderou José Jodan.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros