PLANEJAMENTO

Governo, Bancada Federal e Arom definem programação e procedimentos para entrega de maquinários aos municípios rondonienses

24 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os prefeitos e vice-prefeitos de Rondônia que estão em Brasília participando da XXI Marcha a Brasília, em Defesa do Municípios, estiveram reunidos na noite de quarta-feira (24), no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados, com a bancada federal de Rondônia e o representante do Governo do Estado, para tratarem dos procedimentos de distribuição dos equipamentos referente à emenda coletiva no valor de R$ 150 milhões.

A reunião também serviu para esclarecer as condições de como serão entregues os equipamentos, as normas estabelecidas para que o Governo do Estado possa ter segurança jurídica ao entregar esses maquinários e também para que os prefeitos possam entender que nem todos os equipamentos estão disponíveis para a entrega imediata.

O coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Lindomar Garcon, informou que, até mesmo o convênio dos equipamentos que estão sob júdice por empresas, que estão participando das licitações deve ser assinado com as cláusulas, explicando o tempo a serem entregues, quando resolver a questão judicial.

Em relação aos equipamentos pesados que já estão disponíveis, Lindomar Garçon disse serão entregues gradativamente, conforme vão chegando ao Estado. “Todos os prefeitos que participaram da reunião decidiram, e dessa forma não haverá a pressão externa para que o governo possa entregar tudo de imediato sem os equipamentos estarem presentes no pátio do governo devidamente liquidado a despesa”, asseverou.

O presidente Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, enfatizou que a reunião foi importante porque definiu até data a data para a entrega desses equipamentos que será na próxima segunda-feira (28), em Porto velho,. “Nós, nos municípios estamos ansiosos, apreensivos precisando desses equipamentos para trabalhar em prol da nossa população”, disse.

A prefeita de São Francisco do Guaporé, presidente do Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia (Cimcero), Gislaine Clemente, elogiou a atuação da bancada federal nas votações das pautas municipalistas e também nas definições das emendas de bancada e agradeceu ainda o apoio do Governo de Rondônia.

O superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro, disse que recebeu uma incumbência do governador Daniel Pereira para dar uma atenção especial no acompanhamento das emendas e projetos de interesse dos municípios em Brasília. Carlos Terceiro também falou que a Sibra recentemente inaugurou uma sala municipalista dentro do escritório de representação para dar suporte técnico aos prefeitos, deputados, vereadores, secretários de estados e municipais que necessitarem de apoio na capital federal.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes