Governo capacita entidades do Terceiro Setor

09 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

José Martins Coelho iniciou a palestra falando sobre o “Terceiro Setor”, que é constituído por organizações de direito privado, mas que não possuem fins lucrativos ou econômicos. “Elas não distribuem eventuais lucros entre seus associados, empregados e dirigentes. Atuam separadamente de instituições governamentais e são auto administradas e uma das suas características mais marcantes são os elevados graus de participação voluntária.

D4E73EC1-B344-4C74-BE6E-82506BA3CF05_3-Martins_640x426

O secretário explicou que “a parceria com o terceiro setor faz parte do modo de governar de Confúcio Moura. Para isso, o governo está disponibilizando a capacitação de todos que se encaixam no terceiro setor, para que futuramente eles possam colaborar com o governo, nas diversas áreas da administração pública”, esclareceu, explicando que o objetivo da realização dos Workshops “é debater a Lei Estadual nº 3.122, de 1º de julho de 2013, que define os critérios de credenciamento, titulação, parcerias e descentralização de recursos estaduais para execução de políticas públicas e serviços públicos não exclusivos, através do terceiro setor”.

O terceiro setor é formado pelas organizações de direito privado sem finalidade econômica ou lucrativa. Tem alto grau de participação cidadã ou do voluntariado, promovendo atividades de desenvolvimento social e econômico, contribuindo com a sociedade civil e com o bem estar da coletividade.

O gerente de Fomento do Terceiro Setor, Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira, explicou que “o terceiro setor existe no Estado, mas está carente de um sistema que organize as atividades. Nosso papel é justamente evidenciar esse apoio para o segmento”.  Foi explicado ainda que “neste primeiro momento será realizado o cadastro e credenciamento. Esse trabalho é importante para que se tenha conhecimento acerca das entidades e o respectivo trabalho desenvolvido por elas”, explicou.

O workshop aconteceu na câmara de vereadores de Ariquemes, e contou com a presença de entidades de toda a região, do secretário executivo regional e lideranças comunitárias.

Governo, Rondônia