Governo capacita municípios para certificação do Selo Unicef

19 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O evento é uma realização do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, o Selo Unicef é uma ferramenta que auxilia e monitora os municípios na busca de universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região da Amazônia Legal. “Aqui no Estado de Rondônia, na edição passada a Seas mobilizou e articulou a adesão do Selo alcançando 100% dos municípios, dos quais 23 conseguiram a certificação por terem melhorado, pelo menos, em 15 indicadores, num total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas”, afirmou Márcio Felix.

A capacitação conta também com a representante do Unicef, Eliana Almeida, que ressaltou a importância da realização do ciclo de capacitação. “A capacitação é fundamental, porque é o primeiro momento após a adesão, quando os municípios poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do Unicef por meio do Selo e, sobretudo, entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas”, destacou.

A programação da capacitação é composta da explicação da metodologia e vivência de um fórum comunitário (1º dia), o debate sobre o marco de direitos e apresentação da metodologia geral do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016 (2º dia), apresentação do SOMA (Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação) e detalhamento do Plano de Ação Municipal (até às 14:00 do 3º dia).A Seas, além de dar todo o suporte para a realização da capacitação, mantém uma articuladora estadual para continuamente acompanhar os trabalhos dos municípios com relação aos indicadores pertinentes às políticas públicas dos direitos das crianças e adolescentes. Para a articuladora estadual, do Selo Unicef, Evilásia Nunes, é muito importante a mobilização dos municípios para garantir os direitos das crianças e adolescentes, atendendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O ato solene contou ainda com a participação da presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) Ana Valeska.

Participam da capacitação os 44 municípios do Estado que aderiram ao Selo, atendendo dois representantes de cada município, sendo eles, articuladores, presidentes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) que ficarão responsáveis por mobilizar gestores, profissionais, adolescentes e a comunidade em geral em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.

Texto e Fotos: Luana Lopes

Fonte: Assessoria Seas