23/04/2024

Governo contempla Alto Paraíso com entrega de Cadastro Ambiental Rural

25 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

23 -Novecentas famílias de Alto Paraíso serão contempladas com o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Governo do estado realizou nesta sexta-feira a entrega de certidões que regularizam ambientalmente as propriedades rurais daquela região. A solenidade que aconteceu no ginásio do Bosque de Alto Paraíso, contou com a presença do governador Confúcio Moura, responsável pela entrega dos CAR’s, documento considerado como uma identidade da propriedade rural.

8 -Envolvendo ações conjuntas entre Seagri, Emater, Incra e prefeitura do município, os trabalhos que consistem na realização do cadastro ambiental rural são de competência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), que atende as normas do novo código florestal, com data específica para a realização dos trabalhos. Em Rondônia já foram realizados 23 mil CAR, ação que segundo a secretária de Meio Ambiente, Nancy Rodrigues, se deve “à integração dos trabalhos, com imediatismo das ações desde a publicação do novo código florestal”.

22 -Para a secretária Nancy, “o Cadastro Ambiental Rural é uma identidade própria das propriedades rurais. A partir dele é realizado o georreferenciamento de cada propriedade, considerando a região”. O mapeamento legaliza o uso sustentável dos recursos naturais, dando ao proprietário da terra benefícios como a certificação da origem legal da matéria prima; garantia de livre comercialização; abertura de caminhos para a exportação; agricultura familiar consolidada e sustentável; comprovação de regularização ao pequeno produtor; fomento à economia rural; financiamentos bancários e contribuição para o equilíbrio hídrico da propriedade. Dados que foram explanados na solenidade pela secretária de meio ambiente do estado. Ressaltando detalhes sobre o georreferenciamento do CAR, em que o governo federal está utilizando para os trabalhos de regularização fundiária.

Nancy lembrou ainda que ao todo Alto Paraíso está sendo contemplada com 1.280 CAR. E na presente solenidade o governo entrega ainda para os produtores de Alto Paraíso, licenças de piscicultura e agroindústrias.

12A solenidade, que contou com a presença dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz foi marcada ainda por ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura do estado, entregando a agroindústrias, certificado de inclusão no Programa de Verticalização da Agroindústria Familiar da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove). Entre os contemplados, a agroindústria “Confeitaria e Padaria Tradição”, de propriedade de Arcelio e Rosimeire Rivolli, que produz diariamente certa de 60 pães caseiros. Com produção diária de 60 pães caseiro, bolachas diversas, salgados, pão para lanches. O casal vê na certificação do negócio oportunidade de crescimento e expansão, com aquisição de máquinas novas para o auxilio a produção e a entrada no comércio local.

Desenvolvimento

15 -Com a finalização das obras de 10 quilômetros de asfalto urbano executados no município pelo governo do estado, o prefeito “Marcão da Farmácia” agradeceu ao governador pela iniciativa inédita de apoio ao desenvolvimento do município. “Para Alto Paraíso a ajuda está sendo de grande importância. Agora recebemos do governo convênio parlamentar para operação tapa-buraco. As estradas vicinais estão sendo recuperadas graças ao programa “Mão Amiga”. Temos um governo parceiro do município”.

O evento contou ainda com a presença dos deputados federais Marinha Raupp e Marcos Rogério, deputados estaduais Edvaldo Soares, Adelino Follador e Saulo Moreira, entre outras autoridades da região.

Texto: Daniele Basso - Assessoria Regional de Ariquemes
Fotos: Camila Olisanto