JIR

Governo da Cooperação incentiva jogos intermunicipais

27 de outubro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

1Com a participação de mais de 2.500 pessoas entre atletas e dirigentes de 22 municípios foram abertos na noite de domingo, 27, a VII edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), no município de Presidente Médici. Os jogos seguem até o dia 9 de novembro

Na abertura do evento, que contou com a presença da prefeita do município, Maria de Lourdes Dantas Alves, e da titular da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, que representou o Governador Confúcio Moura, lotou o Ginásio de Esportes Raimundo Elioneides dos Santos, que teve início às 20h de domingo.

Este ano os atletas que representam os municípios de Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Presidente Médici, Pimenteiras, Porto Velho, Rolim de Moura, Seringueiras e Vilhena, pelos cálculos dos organizadores, devem colocar em média/dia, entre 1.500 e 2.500 pessoas no Ginásio de esportes.

Nos jogos de 2013 estarão em disputas 13 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol indoor e vôlei de areia, bem como a ginástica rítmica apresentada na abertura do evento.

Segundo Eluane Martins, o Governo do Estado não tem medido esforços para oferecer suporte e dar continuidade a este importante evento esportivo no Estado de Rondônia. Ela enfatizou “que depois de 25 anos sem ser realizado, o JIR, foi recuperado pelo Governador Confúcio Moura, contando sempre com o apoio de uma equipe de parceiros determinados a fortalecer o esporte na região”.

PARCERIA POSITIVA

Para a prefeita Maria de Lourdes Dantas Alves, a parceria com o Governo do Estado foi muito importante por vários motivos, entre eles o de oportunizar ao atleta com idade entre 14 e 17 anos, continuar integrando as práticas esportivas  e valorizando o interior do Estado.

Na mesma linha de raciocínio, o professor Carlos José Cardoso, secretário municipal de Cultura, avalia afirmando que os jogos vêm fomentar a economia, fazendo circular dinheiro nos bares, hotéis e restaurantes.

Ao declarar aberto os Jogos Intermunicipais de Rondônia, o professor Jean Carlos jurou por todos eles que deveriam manter o respeito e cordialidade durante as disputas. De outra parte, Priscila Laurinto, atleta de handebol de Ji-Paraná, lacrimejando, agradeceu a iniciativa do Governador Confúcio Moura por ter resgatado os Jogos Intermunicipais, valorizando os jovens e preparando-os para a cidadania.

A secretaria Eluane Martins, entregou, em nome do Governador Confúcio Moura, uma placa homenageando o professor Profeta, servidor da SECEL, pelos relevantes serviços prestados ao esporte em Rondônia.

Texto: José Luiz Alves
Fotos: Marcos Freire