Governo de Rondônia
29/03/2024

TRÂNSITO

Governo de Rondônia aborda e orienta mais de 10 mil usuários do trânsito por meio da campanha “Detran pela Vida”

21 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ação Detran pela Vida orienta cidadão sobre distanciamento social e alterações do CTB

Numa estratégia articulada e planejada para fazer cumprir as normas do Decreto-25.981, 16 de Abril de 2021, o Governo de Rondônia por meio Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou de 19 de março a 18 de abril um total de 85 ações em sete municípios polos do Estado que resultaram na abordagem de 10.319 veículos da Capital e interior, com orientações e práticas educativas, além de medidas pontuais de combate as aglomerações visando evitar a disseminação da covid-19.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, essas ações são parte das várias iniciativas de trabalho do órgão inseridas na campanha “Detran pela Vida”, que é uma orientação do governador Marcos Rocha, como meta de sua gestão no universo do projeto de humanização do trânsito, disseminado por todo Estado, e de modo especial nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena nesta campanha.

“Toda ação tem caráter orientativo, mas que eventualmente é preciso a adoção de medidas mais pontuais para evitar as aglomerações registradas nas ocorrências pelos bairros em praticamente todas as cidades onde essas ações estão sendo realizadas. O que estamos passando para as pessoas é que a flexibilização das medidas não implica necessariamente no fim da pandemia”, disse o coronel Gonzaga destacando a necessidade do compromisso de cada um em zelar pela saúde de todos.

Nesta ação, a autarquia conta com a parceria da Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que atuam diretamente nas abordagens pelas vias públicas ou atendendo a denúncias sobre a realização de festas com aglomerações que contrariam as normas do decreto. Nesses casos a denúncia é checada, e se confirmada, os estabelecimentos (bares e casas de show) são responsabilizados legalmente.

Na esteira desta ação que orientou o cidadão quanto a necessidade de continuar adotando as medidas de proteção, como usar máscaras, higienizar as mãos e manter o distanciamento, os agentes de trânsito aproveitaram para explicar aos usuários as alterações na legislação de trânsito, com modificações substanciais introduzidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vigor desde o último dia 12, que prevê entre outras a proibição do transporte em motocicletas de crianças menores de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Eleni Caetrano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo