QUALIFICAÇÃO

Governo de Rondônia abre edital com 400 vagas para cursos técnicos no Centec Abaitará

06 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com intuito de promover oportunidades de mão de obra qualificada aos jovens na área rural de Rondônia, o Governo do Estado, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) abriu o edital nº 218 do processo seletivo com 400 vagas disponíveis para os cursos oferecidos na unidade do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec), em Pimenta Bueno. Os critérios para a seleção podem ser conferidos site do Instituto: www.idep.ro.gov.br. As inscrições online podem ser feitas de 16 a 30 de novembro, de forma gratuita.

Os cursos são voltados para alunos que estão cursando o Ensino Médio ou concluindo o Ensino Fundamenta II, conforme pré-requisitos das modalidades contidas no edital. São mais de 400 vagas abertas distribuídas para os cursos: Técnico em Agroecologia; Técnico em Agronegócio; Técnico em Aquicultura; Técnico em Agropecuária. Oportunidade proporcionada pelo Governo do Estado para os jovens que anseiam por um futuro promissor.

A ampliação de vagas e ainda a inauguração de um curso novo de Técnico em Aquicultura com ênfase na piscicultura, amplia o leque de oportunidades ao jovem, além de alavancar o segmento da piscicultura criando um ambiente favorável ao fortalecimento e à expansão da atividade no Estado, com real ampliação de empregos e potenciais negócios. Para a presidente do Idep, as capacitações têm sido um trampolim para uma futura graduação, além de ser um incentivo aos alunos para o crescimento profissional. “Os jovens se apropriam do conhecimento técnico e despertam na busca de novos desafios que leva a outros avanços e novas oportunidades empreendedoras. E para o Estado isso é fundamental, pois estaremos formando jovens que irão trazer potencial de crescimento para sí e para o Estado de Rondônia”, observou.

O Centec Abaitará está localizado na rodovia 010, Km 32, Setor Abaitará, e possui uma grande estrutura apropriada para a realização dos cursos. Centenas de jovens já passaram por lá, onde adquiriram conhecimento e, hoje, já atuam no mercado. Tudo isso, fruto de um trabalho que visa gerar oportunidades e fazer a diferença na vida das famílias na área rural.

Caso perdure o período de pandemia, os cursos poderão ser ofertados de forma não presencial, cumprindo a carga horária prevista no projeto pedagógico, incluindo posteriormente as práticas laboratoriais. Para mais detalhes sobre os critérios de avaliação ou sanar dúvidas a respeito do edital, o candidato pode enviar email para processoseletivo.idep@centecabaitara.com  . A publicação do resultado final está agendada para o dia 14 de dezembro.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Maicon Lemes