DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia alinha novos investimentos na rede de ensino com o Ministério da Educação

07 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia tem uma geografia que facilita a prática de projetos inovadores do Ministério da Educação

O Governo de Rondônia reuniu-se com o Ministério da Educação na sexta-feira (6), para tratar de melhorias na rede de ensino do Estado, que vão desde incremento tecnológico à ampliação de escolas cívico militares. O encontro entre o governador Marcos Rocha e o ministro da Educação Milton Ribeiro inicialmente teve o intuito de apresentar a equipe estadual de trabalho, mas logo passou à definição de rumos para implementar as melhorarias na educação rondoniense.

Rocha afirmou que Rondônia tem uma geografia que facilita a prática de projetos inovadores do Ministério. “Temos muito bem definidos os municípios mais afastados, que precisam de soluções ligadas a ensino à distância e outros mais próximos. Porém todos precisam de excelência em ensino”, explicou.

Milton Ribeiro pontuou que alguns estados da região Norte têm apresentado projetos inovadores, tendo em vista suas áreas territoriais. Ele expôs que o ponto principal é Rondônia estar sempre buscando melhorias na conexão de internet. O Ministério tem mapeadas as estruturas que estão sendo implementadas e que levam conexão por fibra ótica em várias localidades. E reiterou que sua pasta tem custeado parte do projeto. “Se o Estado conseguir puxar estas conexões para seus municípios, vai ser o primeiro passo para colocar em prática ideias inovadoras”, definiu.

Governador explicou que na região há contingente suficiente de militares da reserva que certamente podem contribuir com o ensino

Escola Cívico-Militar (Ecim)

A instituição do modelo criado pelo Governo Federal em 2019, a Escola Cívico-Militar, tem sido, segundo o coronel Marcos Rocha uma solicitação frequente em Rondônia. O governador afirmou que o Estado é um local muito propício a este modelo e que consolidar Ecim é uma de suas bandeiras. O governador explicou que na região há contingente suficiente de militares da reserva que certamente podem contribuir com o ensino. “Nós temos sargentos, por exemplo com doutorado em educação”, informou.

O ministro demonstrou o regramento do Decreto nº 10.004/2019 que institui o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares e a Portaria nº 2.015/2019 que define as regras para a implantação. Dentre os ajustes necessários, Milton Ribeiro se comprometeu em apoiar as ações do governador e inclusive buscar uma data para inaugurar pessoalmente a unidade.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes e Paulo Sérgio