Governo de Rondônia
19/04/2024

INTERCÂMBIO CULTURAL

Governo de Rondônia assina convênio para realização do Conexão Mundo

19 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

No início desta semana o governador Confúcio Moura assinou um convênio com Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização do programa de intercâmbio cultural Conexão Mundo.

O programa é uma iniciativa do Sesi/Senai, em parceria com a Ong Us-Brazil Connect, que propõe o aprimoramento na fluência do idioma inglês.

O objetivo do Conexão Mundo é elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes por meio da oportunidade de intercâmbio cultural entre os estudantes brasileiros e jovens profissionais americanos.

O sucesso do programa está no diferencial educativo aplicado. As salas de aula convencionais são migradas para plataformas conhecidas e comumente utilizadas por jovens. Redes sociais se transformam em ambientes lúdicos e interativos para que, juntamente com jovens como eles, de outro país e de outra cultura, na diferença e distância física, aprendem e ensinam, desenvolvendo o interesse pelo idioma inglês e quebrando a barreira cultural para este aprendizado.

A programação ocorre em quatro momentos distintos:  fase de interação online; fase de interação presencial; retorno à fase online e,  finalmente, após a fase de seleção de alguns alunos, que apresentarem maior evolução no idioma, estes terão a oportunidade de realizar a viagem de imersão aos Estados Unidos para um programa de estudos e atividades culturais durante duas semanas.

Desde de 2013, o programa selecionava apenas estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Porto Velho. Para 2017, o programa foi estendido às Escolas Major Guapindaia, John Kennedy e Barão do Solimões, também da capital.

Também estiveram presentes no ato da assinatura o Secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, e o Presidente do Sistema Fiero-RO, Marcelo Thomé.

Leia mais:

 Fase presencial do programa Conexão Mundo é iniciada em Porto Velho

 Conexão Mundo abre fase presencial em 3 de julho

 Estudantes da Anísio Teixeira retornam do Programa Conexão Mundo nos Estados Unidos

 Alunos rondonienses participam até dia 11 do Conexão Mundo nos Estados Unidos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo