INFRAESTRUTURA

Governo de Rondônia autoriza licitação de ponte de concreto ligando Ji-Paraná à região do Vale do Guaporé

04 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia autorizou o início do processo licitatório de uma ponte de concreto com 150 metros de extensão sobre o rio Urupá, no km 2 da RO-135, saída de Ji-Paraná para o distrito de Nova Londrina, garantindo acesso também para toda a região do Vale do Guaporé. Na construção da nova ponte do governo estadual investirá R$ 6,6 milhões.

A autorização para o início da licitação foi assinada nesta quinta-feira (03) no Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), pelo diretor-geral, Ezequiel Neiva, junto com os deputados estaduais Laerte Gomes, Airton Gurgacz e o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, e o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.

Ezequiel Neiva frisou que a nova ponte terá mão dupla, com a largura de 10.8m, e substituirá a atual plataforma que tem apenas espaço para a passagem de um veículo de cada vez. Disse que, ao assumir o cargo, o governador Confúcio Moura destacou a obra como um dos projetos prioritários do governo estadual.

Para a construção da ponte, o deputado Laerte disse que fez a indicação de R$ 5 milhões ao orçamento do Fundo para Infraestrtura de Transportes e Habitação (Fitha), administrado pelo DER, e que o restante do recurso (R$ 1,6) será de fonte orçamentária própria do governo estadual. “Esse é um momento histórico para Ji-Paraná”, declarou Laerte ao falar da importância do início da licitação.

O deputado Airton Gurgacz disse que mora há 40 anos em Ji-Paraná e que uma nova ponte sobre o rio Urupá é o grande anseio dos moradores da região. Afirmou que o projeto impulsionará o surgimento do 3º Distrito da cidade.

O presidente Maurão de Carvalho garantiu que o projeto é fruto do bom relacionamento entre o Governo e a Assembleia. O Laerte fez a indicação orçamentária de bancada e todos os deputados votaram a favor porque sabem da importância dessa obra.

O prefeito Jesualdo Pires destacou que a nova ponte tem importância estratégica para o desenvolvimento da cidade, vez que atenderá diretamente o distrito de Nova Londrina que tem a maior produção rural do município, na Gleba G. “Temos mais de mil propriedades rurais que dependem da ponte para comercializar seus produtos na cidade, além de atender faculdades e condomínios. O fluxo de veículos é intenso”, pontuou Jesualdo ao garantir que o projeto é a realização de um sonho para todo o município.

Texto: Nilson Nascimento

Governo, Infraestrutura, Obras, Serviço, Servidores