APERFEIÇOAMENTO

Governo de Rondônia capacita policiais civis e militares para atuarem na segurança das fronteiras

16 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Curso terá duração de 15 dias e conta com 45 policiais civis e militares de diferentes estados

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), deu início, na terça-feira (14), ao curso de Unidades Especializadas de Fronteira, que tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuarem como operadores de fronteira, buscando fortalecer a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços. Toda a capacitação terá duração de 15 dias. Participam 45 policiais civis e militares de diferentes estados, além de Rondônia, como: Amapá, Goiás, Mato Grosso, e Roraima.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do campus Universidade Federal de Rondônia em Guajará-Mirim, e contou com a presença do secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, do diretor-geral da Polícia Civil, Samir Abboud, do coronel BM Leal, tenente coronel Carlos Gomes, tenente coronel Leriche Barros e do Secretário Executivo da Casa Civil de Guajará-Mirim, Flávio Dezerte.

Rondônia faz fronteira exclusiva com a Bolívia por 1.342 quilômetros ao longo de nove municípios. Outros 16 municípios estão localizados na faixa de 150 quilômetros a partir da fronteira, totalizando uma população de aproximadamente 500 mil pessoas.

Abertura contou com a presença do secretário da Sesdec

Por conta desses dados, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça propôs o curso com módulos que contribuam para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e armas, produtos de contrabandos e descaminho, além da repressão à saída de veículos furtados e roubados, aos crimes de evasão de divisa e ao tráfico de pessoas, animais silvestres e biopirataria.

A finalidade é garantir a presença permanente das instituições policiais e de fiscalizações na região da fronteira e repressão de delitos, por meio de ações integradas dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

A formação tem carga horária de 96 horas-aula e contará com diversos módulos, como: técnicas de abordagem, policiamento em embarcação, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária, dentre outras.

O secretário da Sesdec, coronel Pachá, exaltou a parceria com o Governo Estadual com o Governo Federal. “É uma realização do governo Marcos Rocha, apoiado pelo Ministério da Justiça e nada melhor que escolher um estado de fronteira. Nós fizemos questão de fazer esse curso aqui em Guajará-Mirim pelo fato de ser região de fronteira. Queremos preparar nossos profissionais de segurança pública para que eles possam estar preparados para atuarem na criminalidade nessa região”, ressaltou.

Instrução de imobilizações táticas com técnicas de algema

A Sesdec, desde o ano de 2013, já realizou no Estado, 11 cursos da Unidade Especializadas de Fronteira, visando preparar os profissionais lotados nas unidades dessa região, totalizando a capacitação de 420 profissionais.

TÉCNICAS DE ALGEMA

Foi realizada a instrução de imobilizações táticas com técnicas de algema para a 5ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (CUEF). A técnica foi ministrada pelo secretário da Sesdec, coronel Pachá, que apresentou várias formas de abordagem aos alunos, passando seu conhecimento em formas de algemas, como se portar caso o suspeito venha a reagir na hora da abordagem.

A instrução visa colaborar nas condutas de abordagem, dando maior segurança aos policias que estarão realizando essas atividades nas fronteiras do nosso Estado.

Texto: Isabela Pereira
Fotos: Pedro Adilon

Capacitação, Convênios, Cursos, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade