SEGURANÇA

Municípios de Rondônia recebem investimentos do Detran para sinalização de trânsito

04 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

governo acelera convenios de sinalização com os municipios - detran ro (10)

Avenidas de Porto Velho recebem novos semáforos

Diversos municípios de Rondônia serão beneficiados com convênio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) para sinalização de trânsito. A cidade de Porto Velho terá investimentos da ordem de mais de R$ 15 milhões, dos quais R$ 5 milhões previstos para o segundo semestre deste ano. Isso inclui colocação de placas de regulamentação, advertência, indicação, educativas e de serviços, semáforos próximos às escolas para segurança dos estudantes.

Conforme explicou o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, para a liberação dos recursos a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), deve fazer e apresentar ao Detran projeto que contemple a sinalização da cidade, com planejamento baseado nas estatísticas do trânsito, com o objetivo de sinalizar locais de maior incidência de acidentes e maior fluxo de veículos.

Cavalcante disse que mediante a prestação de contas dos serviços executados e conferidos pelo Detran existe uma projeção de liberação do restante dos recursos, R$ 10 milhões, para a capital nos próximos anos.

Com recursos já liberados, atualmente o Detran mantém com a Prefeitura de Porto Velho mais dois termo de cooperação técnica: instalações dos novos semáforos da cidade e no âmbito da educação no trânsito, com  a Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujo objetivo é a implementação do programa de Educação para o Trânsito junto às escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Ainda neste semestre, o Detran vai assinar convênio, no valor de R$ 5,4 milhões, com os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Espigão do Oeste, São Francisco, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste para instalação de placas de regulamentação, advertência, indicação, educativas e de serviços, semáforos, com projetos obedecendo os mesmos critérios que estão sendo feitos na Capital.

Diretor geral do Detran fala dos convênios com os municípios

Diretor-geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, falou sobre os convênios com os municípios

“Na maioria dos municípios o governo disponibilizou um engenheiro para ajudar as prefeituras a fazerem seus projetos de sinalização das cidades, com foco nos pontos de maior incidência de acidentes de trânsito”, destacou Cavalcante, acrescentando que as cidades de Ji-Paraná e Cacoal, como já têm Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) organizadas, os projetos do convênio serão para fazer uma readequação da sinalização.

O Detran também vai iniciar na cidade de Cacoal a construção de um prédio novo para melhor atender os usuários do órgão naquele município, com modernas instalações, com dois andares, auditório, salas amplas, climatizadas.

Já em Ouro Preto do Oeste será licitada uma nova pista de provas práticas, com tecnologia moderna para aplicação das provas, com sala de espera informatizada, a fim de garantir um ambiente confortável aos servidores e usuários.  O terreno foi doado pela prefeitura.

Para o segundo semestre, o planejamento do Detran está direcionado à sinalização de Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Presidente Médici, São Miguel, Alta Floresta, Alto Alegre, Buritis, Cujubim, Monte Negro e Vilhena. Todos em parceria com os municípios.

Texto: Marilza Rocha
Fotos: Maicon Lemes