DIA DO EXÉRCITO

Governo de Rondônia celebra o Dia do Exército; parceria é fortalecida em benefício da sociedade

18 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O Exército Brasileiro tem sido um grande parceiro do Governo do Estado nas ações desenvolvidas em prol da sociedade

No Dia do Exército Brasileiro (19 de abril), o Governo de Rondônia destaca a parceria com a instituição que compõe as Forças Armadas do país. São diversas ações conjuntas desenvolvidas em prol da sociedade, a exemplo do engajamento na luta contra a covid-19, com militares que atuaram nas medidas de testes rápidos no sistema de drive-thru contra o coronavírus. Dentre várias atividades, o Exército Brasileiro tem sido um grande parceiro da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em campanhas de doação de sangue, para salvar vidas.

Nas doações de sangue, por exemplo, militares do Exército Brasileiro são os primeiros a chegar. Essa prática constante vem de longos anos em Porto Velho, mesmo em períodos que não compõem as campanhas regulares promovidas pela Fhemeron.

Militares do Exército sempre aderem às campanhas da Fhemeron

Em fevereiro deste ano,por exemplo, devido à baixa nos estoques de sangue nos hemocentros em Rondônia, militares do Hospital de Guarnição do Exército, em Porto Velho, fizeram mais uma grande doação voluntária.

O leque de atividades e missões do Exército nesta parte da Amazônia Ocidental se destaca, ainda, pelo combate ao desmatamento, crimes ambientais, e crimes transfronteiriços.

Em junho do ano passado, a Operação Verde Brasil 2, apreendeu aproximadamente cerca de 10 mil m³ de madeira bruta extraída ilegalmente na floresta em Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. Esse volume foi avaliado em R$ 33 milhões em multas aplicadas aos infratores.

Soldados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em ação cívico social de odontologia

Cálculo feito pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva revelou que o corte ilegal de madeira é um dos crimes mais praticados na Amazônia Ocidental Brasileira.

O Governo do Estado homenageia o Exército Brasileiro pela presença e força protetora do território rondoniense e da nação brasileira.

Conforme a biblioteca do Exército, o 19 de abril passou para a história como reverência à memória da Batalha dos Guararapes, ocorrida nessa data, em 1648, no Estado de Pernambuco.

“Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa”, conforme relata a história.

Em 1822, ainda no Período Imperial, o Exército Brasileiro atuava como órgão subordinado ao Ministério da Defesa, e atualmente ele é um dos três braços das Forças Armadas do Brasil.

O EXÉRCITO EM RONDÔNIA

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Bda Inf Sl) é a Unidade cooperadora Operacional do Comando Militar da Amazônia (CMA), responsável por uma área de 827,2 mil quilômetros quadrados, constituída de 84 municípios, que abrangem terras dos estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.

Em Rondônia, são as seguintes organizações militares do Exército Brasileiro:

► 17ª Base Logística – Presta apoio logístico à Brigada e às suas Organizações Militares diretamente subordinadas e vinculadas;

► 17ª Companhia de Infantaria de Selva – Dispõe de tropa de Pronto Emprego Operacional com o objetivo de atender qualquer eventualidade que a Brigada venha precisar no contexto de sua missão;

► 17º Pelotão de Polícia do Exército – Coopera para a manutenção da disciplina e assegura o cumprimento das leis, ordens e regulamentos militares. Realiza patrulhamento ostensivo em áreas militares, escolta de comboios, segurança de autoridades e guarda de presos;

► 17º Pelotão de Comunicações de Selva – Instala, explora e mantém o sistema de comunicações no contexto das diversas operações que a Brigada venha a executar;

► Companhia de Comando – Assegura apoio em pessoal e material ao Comando da 17ª Bda Inf Sl, provê sua segurança e forma anualmente o reservista de 1ª categoria.

► Hospital de Guarnição de Porto Velho – O HGuPV presta assistência médico-hospitalar aos militares e dependentes da Brigada e suas Organizações Militares diretamente subordinadas e vinculadas.

►5º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) – Sediado em Porto Velho, tem como atividade principal desenvolver por meio de termos de execução descentralizada e convênios, entre órgãos da esfera federal e municipal, obras que venham a contribuir para o desenvolvimento e manutenção do progresso na Amazônia.

► Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – Sediado em Guajará-Mirim (RO). A fim de bem cumprir sua missão, o 6º BIS conta com um Pelotão Especial de Fronteira no município de Costa Marques.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes, Daiane Mendonça e Ascom 17ª Brigada