25/04/2024

RECONHECIMENTO

Governo de Rondônia destaca parceria e atuação do comandante da 17ª Brigada, que encerra missão no Estado na próxima sexta-feira, 11

09 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com experiência adquirida ao longo de mais de 37 anos de serviço ao Exército Brasileiro, general Lima chefiou operações militares de grande repercussão nacional e internacional

No próximo dia 11, o Estado de Rondônia se despede do general de Brigada Luciano Batista de Lima, o “general Lima”, que durante 16 meses assumiu o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Príncipe da Beira”, em Porto Velho, em que esteve à frente de diversas ações marcantes no Estado. Com sua experiência adquirida ao longo de mais de 37 anos de serviço ao Exército Brasileiro, chefiou operações militares de grande repercussão nacional e internacional. Agora, com a mesma excelência será designado ao Comando de Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR).

Atuação do general Lima nas diversas ações foi marcante em todo o Estado

Para o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, as ações lideradas pelo general Lima foram expressivas, evidenciando ainda mais a atuação do Exército Brasileiro em parceria com o Governo em prol do bem à população. “Uma honra para todos nós, rondonienses, em poder contar com uma liderança disponível a servir o Estado, juntamente com suas equipes e, apesar do curto tempo de sua passagem, deixou sua marca, por meio de ações relevantes para Rondônia. Agradecemos por todo desempenho e desejamos sucesso em sua nova missão, no Sul do país. Aproveitamos para dar boas-vindas ao general que assumirá o comando, general de Brigada, Jorge Augusto Ribeiro Cacho, e cremos que daremos continuidade a essa parceria que tem gerado excelentes resultados”, destacou o governador.

O comando do general Lima sempre primou pela proximidade e atendimento aos anseios da sociedade, na vertente “Mão Amiga”. Entre as operações que destacam a atuação do General Lima no Estado, estão: as Operações Verde Brasil 1 e 2, noticiadas no Brasil e no exterior, tendo sido o único oficial general do Exército Brasileiro a participar, comandando tropas nas duas edições da operação; a Operação Covid-19, em que também esteve na linha de frente, liderando diversas situações como aplicação de testes rápidos realizada pelo Governo do Estado em formato Drive Thru, na chamada Operação Mapeia Rondônia, feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Operação Amazônia, grande exercício militar de Defesa Externa, realizada na região Norte e coordenado pelo Comando Militar da Amazônia, em que reuniu todas as unidades militares de 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Humaitá (AM).

Outro destaque importante de seu trabalho foi o estreitamento do relacionamento com os veículos de Comunicação dos estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, concedendo entrevistas e explorando assuntos de interesse da população, seja ligado ao cotidiano da caserna, ao viés operacional ou social, mantendo oportunamente informados acerca das atividades do Exército Brasileiro na área de responsabilidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

General Lima recebeu do governador de Rondônia, a Medalha Ordem do Mérito Marechal Rondon, em ato de honra

Para o general, mais que sensação de dever cumprido é a gratidão ao Governo de Rondônia por todo o apoio e parceria. “Agradeço particularmente, a todas as secretarias e superintendências do Governo do Estado de Rondônia em que desenvolvemos trabalhos em conjunto, somando forças e, também às corporações militares de Rondônia. Agradeço ainda à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (Icmbio), Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Força Nacional de Segurança Pública. Minha gratidão, também, a pessoa do coronel Marcos Rocha pelo ato de honra, com a entrega da Medalha Ordem do Mérito Marechal Rondon, durante cerimônia em celebração ao Dia da Bandeira, foi um dia muito marcante”, declarou.

O general destacou ainda a importância de ter iniciado sua missão em meio a operações e encerra esse ciclo, também com operações em andamento. “Só tenho a dizer muito obrigado, Rondônia”, concluiu.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Edcarlos Carvalho e Nilson Santos