25/04/2024

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Governo de Rondônia doa veículo para fortalecer os serviços de saúde de Porto Velho

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A entrega de um veículo modelo Van à prefeitura de Porto Velho, pelo governo de Rondônia, vai agilizar as ações de saúde da capital. Viabilizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o veículo foi entregue nesta quarta-feira (24) pelo secretário adjunto Jailson Viana à secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e à diretora da maternidade municipal Mãe Esperança, Marilene Penatti.

O veículo conta com 16 lugares e é fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Marinha Raupp, no valor de 160 mil. Os processos de aquisição foram coordenados pelo setor de Captação de Recursos da Sepog. Ao parabenizar a prefeitura e à equipe responsável por todas as fases do processo, o adjunto destacou a determinação do governador Marcos Rocha de fortalecer e dar celeridade às ações de apoio aos municípios. “É de suma importância a conclusão desses processos de forma efetiva, onde podemos visualizar o real benefício que o objeto do convênio gera na população”, disse o adjunto.

A demanda de um veículo nos padrões entregue pelo Estado era uma necessidade recorrente da área de saúde, conforme explicou a secretária municipal da pasta. “Temos muitos pacientes para atender, visitas para realizar, técnicos para fortalecer a execução de projetos, entre outras necessidades. Então, o modelo Van é perfeito, pois como o poder público vai atender uma quantidade maior de pessoas e famílias sem um veículo desse porte?”.

As pacientes e demais pessoas envolvidas nos serviços da maternidade Mãe Esperança serão as principais contempladas com a nova aquisição. De acordo com a diretora da unidade, um dos grandes pilares da maternidade é o trabalho de humanização. Ela explicou que, com o veículo, será possível ampliar o atendimento de grávidas no projeto que possibilita a elas conhecerem o ambiente onde vão dar à luz, os médicos que compõem o quadro da maternidade, o trabalho de enfermagem e toda a tramitação dentro da unidade. “O nosso interesse é que a gente possa trazer as mães, principalmente da periferia, por meio dos postos de saúde, para que elas conheçam o trabalho que é realizado lá dentro, como os procedimentos do parto humanizado, por exemplo, e sensibilizar cada vez a sociedade sobre os serviços de qualidade oferecidos lá, esse é o nosso foco”, reiterou a diretora.

Além do trabalho de humanização na maternidade, o veículo será utilizado para levar pacientes acamados do município, que não podem ser conduzidos por veículos comuns, às consultas, sessões de fisioterapia, entre outros serviços agendados. “Na verdade, a Van estará disponível para apoiar em tudo o que precisarmos, pois queremos utilizá-la da melhor forma possível. Hoje não estávamos conseguindo avançar mais por falta de um  veículo, a partir de agora essas ações irão melhorar muito”, enfatizou a titular de saúde.

Texto: Jane Carla

Convênios, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade