26/04/2024

INTERNACIONALIZAÇÃO

Governo de Rondônia e a Embaixada do Peru definem agenda de compromisso de relação bilateral

26 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião com embaixador do Peru

O embaixador peruano no Brasil, Vicente Rojas, recebeu nesta quarta-feira (25), em Brasília, o governador Daniel Pereira e o senador Valdir Raupp para tratar da criação de um gabinete binacional fronteiriço em Porto Velho. Na reunião também foi discutida a possibilidade de se criar um voo comercial direto Lima/ Porto Velho, após a internacionalização do aeroporto Governador Jorge Teixeira.

“Acabamos de fechar uma agenda de relações bilaterais entre o Estado de Rondônia envolvendo os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, para que nos dias 29 e 30 de maio próximo, a gente construa uma grande reunião de negócios entre esses estados”, explicou Daniel Pereira. Segundo ele, essa agenda envolverá as embaixadas brasileiras e peruana, além dos Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os Ministérios do Turismo do lado brasileiro e do lado peruano.

O governador de Rondônia disse que, em 2017 o governo do estado participou da feira Expoalimentaria no Peru, e nesse evento, Rondônia teve uma participação importante, fato que permitiu a construção desse relacionamento bilateral em que os empresários peruanos e brasileiros passaram a fazer negócios. “Com isso, a gente vai interagindo e a partir de agora nos interessa também construir uma agenda do ponto de vista do turismo. O Peru tem uma riqueza cultural muito grande e  nós queremos compartilhar isso com a Amazônia brasileira, a partir do estado de Rondônia”, enfatizou Daniel Pereira.

O embaixador peruano falou da importância em se trabalhar conjuntamente, e principalmente começando pela fronteira. “Mas temos muito o que fazer. Temos que fazer um intercâmbio cultural, temos que fazer intercâmbios comerciais, temos que fazer intervenções e temos que trabalhar em todas as áreas, para a grandeza do nosso país e também para a satisfação e o bem estar das pessoas.  Somos uma equipe que vamos trabalhar juntos”, asseverou , Vicente Rojas.

O senador Raupp demonstrou a importância do estreitamento das relações entre o Brasil e o país andino.  “Esperamos que em breve possamos estar instalando, com o apoio do embaixador, o consulado geral do Peru em Porto Velho, e cada vez estreitar mais as relações de Rondônia com o Peru. Estamos internacionalizando o nosso aeroporto. E a Carreteira, nossa rodovia bioceânica já nos permitiu estreitar ainda nossas relações comerciais”, enfatizou o senador.

Durante a reunião, o governador reforçou o convite ao embaixador para que ele participe da abertura da 7ª Rondônia Rural Show, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, no município de Ji-paraná.  Ao sair, o embaixador presenteou Daniel Pereira com o Livro das Grandes Civilizações do Passado – Peru Antigo, de Maria Longhena  e Walter Alva.

Participaram ainda da reunião, o conselheiro da Embaixada do Peru,  Carlos Rios; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Eurípedes Miranda; o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo  Pires; e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes