Governo de Rondônia
19/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Governo de Rondônia e Controladoria Geral da União definem parcerias nas áreas de combate à corrupção

03 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, reuniu-se com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na ultima  segunda-feira (1º) para debater a celebração de parcerias com o Estado de Rondônia nas áreas de combate à corrupção, transparência, controle interno, ouvidoria e corregedoria.

No encontro foram ratificados os acordos de cooperação que já estão em tramitação com as seguintes unidades do Estado: Secretaria de Finanças (Sefin), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), que possibilitaram o intercâmbio de informações, com vistas a dar maior eficiência às ações de combate à corrupção.

Adicionalmente, a Controladoria Geral da União (CGU) se colocou à disposição para auxiliar no fomento às ações de corregedoria, em especial na capacitação de servidores estaduais em Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), para cumprimento da Lei n.º 12.846/2013.  Além disso, o superintendente da CGU parabenizou o Estado de Rondônia pelos avanços na transparência e destacou as vantagens de o Estado aderir à rede de ouvidoria, inclusive com o uso do Sistema e-Ouv, do governo federal.

O governador defendeu a necessidade de transparência pública e de todas as iniciativas que visam prevenir e combater à corrupção. Confirmou o uso do e-Ouv como ferramenta de ouvidoria que permitirá a integração da Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia com a Rede de Ouvidoria do Brasil, capitaneada pela CGU.

Na ocasião, o governador divulgou o lançamento do pacote de medidas anticorrupção do Estado de Rondônia, que ocorrerá na segunda quinzena do mês de abril e convidou o Ministro da CGU,  Wagner Rosário, para participar do evento.

Durante o encontro com o governador Marcos Rocha, o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício, ressaltou a importância das parcerias, pois acredita que a articulação interinstitucional seja a forma mais profícua de alcançar bons resultados nas ações de prevenção e combate à corrupção. “Vamos conseguir ter acesso a sistemas informatizados, trabalhar com mais inteligência a questão do cruzamento de dados e do compartilhamento de metodologias. Isso é fundamental para termos resultados mais rápidos e eficientes”, disse.

O encontro do governador Marcos Rocha com o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício Kurilo, contou ainda com a participação do controlador Geral do Estado,  Francisco Netto; do ouvidor Geral do Estado,  Coronel Rodrigues;  e dos auditores da CGU, Alexandre Muniz e João Mourão.

Leia mais:

Ouvidoria Geral do Estado capacita profissionais para melhor atender ao cidadão


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo