BINACIONAL

Governo de Rondônia e Departamento de Beni, na Bolívia, definem parcerias nas áreas de educação, pecuária, piscicultura e tecnologia

01 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Vice-governador Daniel Pereira comandou a Mesa de Negociação

Durante dois dias, representantes do Governo de Rondônia e do Departamento Autônomo de Beni, da Bolívia, alinhavaram projetos comuns para o desenvolvimento dos dois povos. A rodada de debates foi concluída nesta sexta-feira (1), em Porto Velho, com a assinatura da Carta de Porto Velho. As partes tem interesse em levar adiante, o mais rápido possível, projetos nas áreas de educação, pecuária, piscicultura e tecnologia em diversas áreas.

As reuniões da Mesa Técnica de Negociações Permanente Rondônia-Beni envolveram profissionais de diversas áreas dos dois governos e marcaram a retomada das discussões. Alguns temas foram adiantados em 2013, mas a mudança no governo do Beni provocou alterações no plano de ações.

Os debates foram retomados por iniciativa do governador Confúcio Moura, que defende a parceria com os vizinhos bolivianos como uma forma de atender demandas comuns e desenvolver a região.

A carta de compromissos firmada pelos técnicos será ratificada em maio deste ano, quando representantes dos dois governos se encontrarão no município de Ji-Paraná, por ocasião da 5ª Rondônia Rural Show, que terá os bolivianos como convidados.

A delegação do Beni foi coordenada pela secretária de governo Ingrid Zebalo e pela secretária de Desenvolvimento Humano Mayerling Casted. O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, e pelo chefe da Coordenadoria Técnico-Legislativa do governo, Hélder Risler.

Na quinta-feira (31), a delegação de Rondônia apresentou os avanços da lavoura cacaueira, os planos para atendimento dos moradores ribeirinhos dos dois países com o barco-hospital, que já está pronto, e a intenção de estabelecer o trânsito de veículos utilizando o porto do município de Costa Marques.

A apresentação do projeto de ensino médio com mediação tecnológica, nesta sexta-feira, fechou a apresentação da delegação rondoniense. Os representantes do Beni mostraram interesse em fechar parceria para esta iniciativa e também com as demais. Eles apresentaram projetos que estão em andamento e deixaram claro que estão dispostos a unir esforços para atender principalmente os moradores da região ribeirinha.

Ao final da reunião, ficaram acertadas ações comuns como a instituição do professor visitantes para aperfeiçoamento dos dois idiomas. Mestres bolivianos virão a Rondônia como trabalho de intercambio para que o português seja melhor conhecido no país vizinho. O mesmo acontecerá com professores brasileiros.

Mesa Técnica se reuniu durante dois dias em Porto Velho

Também ficaram acertadas difusão de tecnologia na área de piscicultura, pecuária e agricultura. Restaram entraves burocráticos que serão discutidos em instancias diferentes, como a área diplomática. Neste campo será definido como proceder o trânsito de veículos e cargas entre os dois países.

O vice-governador Daniel Pereira considera um grande avanço o entendimento que está surgindo. “Há questões novas e que a diplomacia ainda vai estudar, mas estamos evoluindo”, avaliou.

Hélder Risler, que conduziu a maior parte dos trabalhos desta quinta-feira considerou positivas iniciativas concluídas e manifestou entusiasmo com o que resta ainda por ser produzido. “Há muito o que ser feito e boa intenção das duas partes”, afirmou.

A partir de agora, as reuniões serão trimestrais, mas o formato será o mesmo. Antes, se reúnem as equipes técnicas e, em seguida, os governadores para referendar as decisões.

Saiba mais:

Encontro em Rondônia fortalece projeto para desenvolvimento com bolivianos

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino