Governo de Rondônia
19/04/2024

HISTÓRIA

Governo de Rondônia e Exército inauguram nesta quinta-feira, 10, o Memorial Rondon, em Porto Velho

09 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Parte da exposição do Memorial Rondon

Parte da exposição do Memorial Rondon

Nesta quinta-feira (10,) às 9h no Largo da Capela de Santo Antônio em Porto Velho, será inaugurado o Memorial Rondon, um espaço para  abrigar o acervo da vida e obra de Marechal Rondon, responsável pela construção  da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, concluída em 1915.

O espaço do memorial foi construído pela concessionária Santo Antônio Energia, que investiu de R$ 3 milhões. “A realização do projeto Memorial Marechal Rondon é fruto da parceria entre empresas privadas, governo do estado, Exército e  Universidade Federal de Rondônia que se converte no principal atrativo turístico de Porto Velho”, destacou o superintendente de Turismo de Rondônia, Julio Olivar.

Para o major Novaes, da 17ª Brigada, a inauguração do memorial este ano é simbólica e muito representativa. “Neste ano comemoramos os 150 anos do Marechal Rondon e 100 anos de instalação da linha telegráfica Cuiabá e Santo Antônio do Madeira. Este memorial traz a história à vida no próprio lugar onde ela nasceu”, frisou.

O memorial é dividido em casas que contam a história da vida e obra do Marechal nas temáticas: Telégrafo; Cinematógrafo; Expedições, Fronteiras e paz; Estação de Telégrafo e Barraca de Comando. O projeto é da empresa Memória Civelli Produções Culturais que recebeu do próprio Marechal Rondon os direitos autorais sobre o material que ele capturou durante suas expedições.

Veja o especial Rondon

A gestão do espaço que irá funcionar para visitação pública de terça a domingo, das 10 às 16h, é compartilhada entre o Exército e o governo de Rondônia, que por meio da Setur, disponibiliza servidores para trabalhar no local.  O memorial será aberto para visitação a partir de sexta-feira (11) com entrada franca e livre para todas as idades.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo