DIAGNÓSTICO

Governo de Rondônia entrega mais de 500 testes rápidos para Covid-19 ao município de Rolim de Moura

01 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Kits foram entregues para a prefeitura

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), trabalha em parceria com os municípios nas ações no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Nessa quarta-feira, (31), mais 500 kits testes rápidos, foram entregues à prefeitura de Rolim de Moura. Os kits atendem a solicitação do prefeito Aldair Júlio ao vice-governador José Jodan, que intermediou junto ao secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

Com o objetivo de identificar a infecção pelo coronavírus na população, os testes rápidos antígeno (coleta nasal), tem sido um grande aliado nas ações relacionadas à prevenção e ao tratamento precoce, evitando que casos simples venham se agravar nas pessoas positivadas. “O teste rápido tem salvado vidas. O cidadão quando testa positivo, recebe a orientação médica e os medicamentos para o início do tratamento. O vírus tem ceifado vidas, deixando um rastro de dor e sofrimento nas famílias. Eu e o governador, coronel Marcos Rochas, estamos focados em ações de combate à Covid-19”, ponderou o vice-governador, José Jodan.

A gerente Regional de Saúde de Rolim de Moura, Nerdilei Aparecida Pereira, explica que os testes são recebidos na regional e entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, que define a forma de utilizar os testes rápidos em sistema de drive-thru, unidade sentinela, e/ou em outras ações de testagem em massa.  “O governador, coronel Marcos Rocha e o vice-governador José Jodan, não tem medido esforços no enfrentamento à pandemia. Com mais esses 500 kits, Rolim de Moura já recebeu ao todo 3.988 kits de teste rápido”, disse.

O prefeito Aldair Júlio, agradeceu a parceria entre o Governo de Rondônia e o município. “Quem ganha com a parceria é a população rolimourense. Ao utilizarmos os testes rápidos podemos ter diagnóstico mais preciso e assim evitar que o vírus se espalhe pela cidade, pois muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, estão com o vírus, mas não tem nenhum sintoma e acabam contaminando outros. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação e obrigado governador, Coronel Marcos Rocha, vice-governador José Jodan e o secretário Fernando Máximo por ajudarem Rolim de Moura”, finalizou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Nerdilei Aparecida