Governo de Rondônia
26/04/2024

RECONHECIMENTO

Governo de Rondônia entrega Medalha Marechal Rondon aos Tribunais de Contas e de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa

27 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

 

Com a entrega da medalha do Mérito Marechal Rondon, o governo de Rondônia reconheceu a importância dos poderes no desenvolvimento regional do estado

 

O Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual e a Assembleia Legislativa foram agraciados com a Medalha do Mérito Marechal Rondon, no grau de cavaleiro, como reconhecimento governo de Rondônia pela contribuição que prestaram ao desenvolvimento do Estado. A cerimônia aconteceu na segunda-feira (26), no Palácio Rio Madeira.

Na mensagem que dirigiu aos representantes das instituições, o governador Confúcio Moura destacou que, apesar da crise política e econômica do país, as instituições homenageadas prestaram importante apoio para que o estado superasse as adversidades.

Confúcio disse que recebeu solidariedade e orientação das instituições nos momentos em que precisou de soluções polêmicas e que por isto, o estado continuou em desenvolvimento, fato que poucas unidades da federação conseguiram. “Seria uma falta de escrúpulos não reconhecer a participação destes poderes”, afirmou.

O procurador geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, recebeu a comenda em nome do Ministério Público Estadual e considerou que a homenagem é uma atitude correta do estado. “Não nos sentimos, individualmente, merecedores do reconhecimento, mas a instituição merece”, afirmou.

O cumprimento do papel que cabe constitucionalmente ao Ministério Público, segundo o procurador, foi a melhor contribuição oferecida ao estado, consolidada no atendimento às demandas da população.

“A harmonia entre os poderes, conduzida pelo governador Confúcio Moura”, disse o conselheiro Edilson Souza Silva, presidente do Tribunal de Contas do Estado, “é a marca do momento de crescimento do estado de Rondônia”.

O conselheiro destacou entre as ações do governador a criação do Conselho Previdenciário, no âmbito do Instituto de Previdência do Servidor Público. “Meus colegas de outros estados duvidam quando digo que é assim que funciona em Rondônia”, acrescentou.

Também citou o relacionamento harmônico entre os poderes o desembargador Walter Waltemberg Júnior, presidente do Tribunal de Justiça, ao agradecer pela comenda concedida ao Judiciário. Ele assegurou que a medalha terá lugar de honra no tribunal e agradeceu pela deferência do governo estadual.

 

“A harmonia entre os poderes é a marca do momento de crescimento do estado de Rondônia” – Edilson Souza Silva, presidente do TCE

 

Para o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa, o tratamento cordial dado pelo governador Confúcio Moura, contribuiu para que o parlamento ficasse unido em defesa dos interesses do estado.

“O governo do estado reconhece a contribuição da Assembleia Legislativa no desenvolvimento do estado. É um privilégio representar o parlamento nesta ocasião”, admitiu.

O secretário estadual da Educação Valdo Alves também foi agraciado com a medalha no grau de grande oficial.

O governador disse aos homenageados que estava honrado em fazer o reconhecimento público do quanto as instituições são importantes para a administração do estado. “Esta contribuição foi fundamental para o equilíbrio da gestão”, concluiu.

A Medalha de Honra Marechal Rondon é a honraria mais importante concedida pelo governo estadual. Foi instituída através da Lei N° 2262, em 3 de março de 2010. Destina-se a agraciar personalidades ou instituições nacionais e estrangeiras por seu notório saber ou por relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia e ao seu povo.

Leia mais:

 Em entrega de medalhas Marechal Rondon, governador Confúcio Moura enaltece homenageados e faz agradecimentos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo