Governo de Rondônia
19/04/2024

SISTEMA PRISIONAL

Governo de Rondônia entrega novo Centro Regional de Ressocialização em Jaru

04 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nova unidade prisional faz parte do compromisso do Governo de Rondônia em concluir obras inacabadas no Estado

O Governo de Rondônia avança na meta de concluir obras inacabadas no Estado. Nessa terça-feira (4) o Poder Executivo fez a entrega do Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kempe, em Jaru. A construção foi iniciada em 2014, e após esforços do Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)  tornou-se apto para funcionamento com capacidade para 388 reeducandos em regime fechado.

“Isso estava há muito tempo parado, mas graças ao governador que é um homem simples, educado e de Deus, foi feito. Outra melhoria do Governo foi quanto essa estrada que passa em frente à unidade prisional, que antes era precária, agora está muito boa”, disse Almir Alves Pedrosa, que possui um comércio nas proximidades do Centro de Ressocialização.

Comerciantes avaliam os impactos positivos da obra

No espaço com 7.506,25m² de área construída, concretiza-se a missão de combater o crime de forma estratégica e humanizada, dando condições para que ao fim do comprimento da pena, os internos sejam inclusos na sociedade cidadãos ressocializados.

O governador, Marcos Rocha, conferiu in loco a nova estrutura, acompanhado do secretário da Sejus, Marcus Rito, coordenador do Sistema Penitenciário, Célio Luiz de Lima e o secretário executivo regional do Governo, em Jaru, Anderson Dias.

“Acredito que essa unidade trará grandes benefícios para a sociedade. É uma unidade modelo, segura e inclusive construída permitindo a ventilação natural. Não é motivo de alegria construir novos presídios, o meu sonho é que não precise, mas é uma necessidade para evitar superlotação e dar aos policiais penais um local adequado para trabalho”, disse o governador.

O prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior parabenizou o Governo de Rondônia pela forma que tem contribuído com a Segurança Pública do Estado. “Esse Centro de Ressocialização representa a esperança para que muitas vidas sejam transformadas.”

ESTRUTURA

São ao todo 44 celas coletivas comuns para oito internos cada; outras quatro celas coletivas com acessibilidade para quatro internos, seis individuais, duas para triagem para oito internos, uma cela para triagem com acessibilidade para quatro internos e mais três celas individuais para triagem com acessibilidade.

“Essa nova unidade é oportunidade não só para alívio do déficit de vagas no Estado, mas principalmente para termos ambiências necessárias e condizentes com resoluções e legislação federal, e principalmente representa mais segurança para a sociedade”, conta o secretário da Sejus ao complementar que por meio do apoio recebido do governador tem conseguido avançar em inovação e o aperfeiçoamento da Sejus.

De acordo com o gerente regional da Sejus, Fred Barbosa, a unidade projetada para ser modelo de ressocialização no Estado, possui módulo educacional e de oficinas, além de espaço destinado para tratamento de dependentes químicos. “Esse novo Centro de Ressocialização vem para trazer uma estrutura mais apropriada para a custódia dos internos, onde eles poderão estudar e participar de oficinas para se capacitarem em diversas áreas, com uma expectativa de ofertar inclusive, curso superior a partir do segundo semestre. O formato dele é para ser de fato uma unidade ressocializadora”, ressaltou.

Governador Marcos Rocha verifica nova estrutura ao lado do secretário de Justiça, Marcus Rito

O gerente destaca ainda que a unidade vem para suprir a carência de um ambiente adequado para cumprimento de penas, o que antes não tinha na comarca. “Vamos desativar a Casa de Detenção e o presidio feminino. É como se tivéssemos reiniciando o sistema penitenciário de Jaru de forma mais humanizada e segura”.

Ele explicou que as presas ficarão em ala separadas, sem contato físico e visual. “Temos projeto para elas de cozinha, lavandaria e uma oficina de costura para fabricação e manutenção dos próprios uniformes”, pontua.

A princípio, serão transferidos 175 presos da Casa de Detenção, mais 20 detentas do presídio feminino ainda este mês. “Marcos Rocha, além de ser o nosso governador, ele é policial militar de carreira e ainda professor, então ele une o rigor da disciplina com a missão de resgatar vidas, prova disso é esse Centro Regional de Ressocialização”.

O diretor do Centro Regional de Ressocialização, Edlei Hammer, enalteceu o privilégio de estar a frente dos trabalhos na unidade.”Eu me sinto honrado com essa missão, é um ambiente mais adequado para o cumprimenro de pena. Temos muitos projetos para que eles possam retornar à sociedade de uma forma diferente. Nós só temos a agradecer ao governador por tudo que tem feito na Segurança Pública do Estado”.

REFORÇO DE SEGURANÇA

A obra foi entregue pela empresa contratada em fevereiro de 2020 e as finalizações de serviços de adequações foram feitas com uso de mão de obra apenada de Porto Velho. “Quando a obra foi entregue, havia algumas situações que não estava no escopo da empresa contratada e que traria mais funcionalidade à unidade, então a Sejus ordenou que fosse feitas adequações com relação a ventilação, iluminação e reforço das grades. Foi execução direta com atuação de reeducandos. A unidade foi construída dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária(CNPCP) “, disse o coordenador de Infraestrutura da Sejus, Robson de Sousa.

HOMENAGEM

O nome escolhido para o Centro de Ressocialização faz uma homenagem ao presidente do Conselho Comunitário de Execuções Penais, que na época, realizou a doação do terreno onde foi construída a unidade. Kempe é lembrado por ter sido um defensor no tratamento humanitário dos presos. “A vida dele foi dedicada a ajudar pessoas carentes, inclusive ajudando os presos. Fico feliz por esse reconhecimento do Governo de Rondônia”, disse o aposentado Wilmer Saimon, irmão de Augusto que teve a vida interrompida devido um câncer.

STATUS ECONÔMICO

Policiais penais foram capacitados para atuar na nova unidade

A obra teve o custo final superior a R$ 20.5 milhões, recursos provenientes do Governo Federal e do Governo de Rondônia. “Quando há a união de pessoas do bem querendo fazer o bem, a gente consegue trabalhar com mais tranquilidade”, disse o governador ao destacar que o alinhamento com o Governo Federal trouxe para Rondônia diversas obras estruturantes como essa do Centro de Ressocialização.

“Presos tem custo, mas criminosos soltos causam prejuízos maior à sociedade. Afinal quanto custa a nossa segurança? Então é importante o trabalho de custódia para que os presos sejam ressocializados”, disse o secretário Marcus Rito.

Marcos Rocha comentou que o alinhamento com o Governo Federal tem contribuído para o atual status econômico de Rondônia de triplo A em solidez fiscal, pois tem seguido a mesma postura de combate à corrupção fazendo uso responsável dos recursos públicos. O que permitiu que R$ 880 milhões (recursos próprios) sejam empregados em três grandes programas de Governo: o Tchau Poeira, Governo na Cidades e Governo no Campo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Justiça, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo