ESTRUTURA

Governo de Rondônia fortalece Agricultura Familiar ao entregar novo Feirão do Produtor Rural em Triunfo

13 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Novo local conta com 36 boxes para acomodar os feirantes, numa extensão do local de 388 m² construídos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), entregou na manhã desta terça-feira (13), em Triunfo, distrito do município de Candeias do Jamari, o espaço Feirão do Produtor Rural. O objetivo é incentivar a Agricultura Familiar, proporcionando geração de renda aos produtores, bem como o desenvolvimento econômico do Estado. Por quase 10 anos, os trabalhadores e clientes ficaram em locais sem estrutura adequada.

O Feirão é destinado à venda exclusiva no varejo de produtos hortifrutigranjeiros, ovos, mel, doces, laticínios, pescados frescos, bovinos, suínos, aves vivas e abatidas, entre outros. A extensão do local é de 388 m² construídos, em alvenaria, todo coberto, com iluminação, água encanada, rede wi-fi gratuita. O espaço físico possui capacidade para o funcionamento de 36 boxes, sendo três deles preparados com pia e cerâmica, especialmente construídos para a venda de carne, frango e peixe.

O local conta ainda com banheiros feminino e masculino e um com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), além de sala da administração para armazenamento de materiais de limpeza.

Antes, os feirantes se alojavam na Rua Jonatas Coelho Neiva, paralela à nova construção. Os stands eram feitos com ripas de madeira, um espaço sem cobertura adequada, realidade totalmente contrária a que foi entregue hoje para os trabalhadores.

Feirantes acompanharam a entrega oficial que aconteceu na tarde desta terça-feira

Jovelino Pereira da Silva, mora há mais de 19 anos em Triunfo, produz cacau, laranja, caju, abacaxi, mandioca, entre outros produtos que compõem a Agricultura Familiar. E assim como os demais agricultores da região, dedicava-se vendendo seus produtos com todas as dificuldades impostas pelo antigo local.

“Quando chovia, era um Deus nos acuda, botava uma coisinha aqui, outra ali para não molhar as coisas. Era aquela “melequeira” danada, agora com esse novo galpão tudo vai ser diferente, a gente agradece ao governador Marcos Rocha, a todos os políticos envolvidos. Agora, vai ser mais sossegado para trabalhar. Vou poder vir com a família, fiquei muito satisfeito, graças a Deus”, agradeceu Jovelino.

“Desde o dia 11 de novembro de 2011, que a feira acontecia na rua, ou seja completaríamos 10 anos de muitas dificuldades. Às vezes pensávamos que essa obra não sairia, já que a emenda parlamentar foi destinada sete anos atrás, e graças ao governador Marcos Rocha que destravou a burocracia que existia nos trâmites legais, foi possível que ela continuasse e fosse entregue hoje para nós”, disse a presidente da Associação dos Feirantes Livres do Distrito de Triunfo, Solange Sousa de Oliveira.

CONVÊNIO

O Termo de Convênio n°7/2017 foi celebrado entre Estado e União, o que garantiu o investimento do projeto. Maior parte dos recursos empregados são ainda do ano 2017, pelo ex-deputado federal Lindomar Garçon, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), órgão concedente.

O governador Marcos Rocha destacou as ações que estão sendo desenvolvidas

A Suframa repassou esse valor para o convênio e o governo deu contrapartida de R$ 75.959,32 (setenta e cinco mil, novecentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos). Totalizando de R$ 575.959,32 (quinhentos e setenta e cinco mil, novecentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos).

“Nós participamos deste esforço coordenando, conferindo para que a obra saísse conforme planejado. Foi realmente o ator [representante] do Governo Federal diretamente ligado à construção do empreendimento. Contamos não só com a equipe da Suframa diretamente de Manaus, como da nossa representação aqui em Porto Velho, acompanhando de perto tudo que acontecia na obra. Por isso, estamos satisfeitos em ver a população feliz, é benefício para eles” disse o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento da Suframa, Manoel Fernandez Amaral Filho.

Em seu discurso, o prefeito do município de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, refletiu sobre o momento único e muito importante para o distrito de Triunfo, frisando o compromisso do Governo do Estado em desenfrear a obra que ficou paralisada devido a trâmites burocráticos.

O governador Marcos Rocha estreitou ainda mais os laços com a comunidade, informando sobre uma série de medidas, a curto prazo, a serem realizadas em Triunfo. “Vamos realizar o projeto “Tchau Poeira” aqui, colocar asfalto de qualidade, que garanta a resistência, faremos o embelezamento da entrada do “Feirão do Produtor”, e vamos manter ações para que tenhamos uma cidade mais bonita e atrativa”, finalizou Marcos Rocha.

Texto: Marina Espíndola
Fotos: Ésio Mendes

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Convênios, Distritos, Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Obras, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade