ALINHAMENTO

Governo de Rondônia fortalece atuação para o desenvolvimento de municípios da Região do Café

24 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Escolas estaduais de Espigão D’Oeste receberam investimentos do Governo do Estado

Seguindo as diretrizes do Governo de Rondônia de buscar a aproximação entre Estado e municípios, visando fortalecer a atuação do Poder Executivo para garantir o desenvolvimento das cidades rondonienses, a Secretaria Executiva Regional em Cacoal planejou uma agenda de visitas aos municípios que fazem parte da Região do Café.

Na terça-feira (23), o secretário executivo regional, José Moura, esteve em Espigão D’Oeste, onde visitou órgãos do Governo do Estado no município. O primeiro local a ser visitado foi a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde o secretário se reuniu com o coordenador Adjalma Rocha e parte da equipe da CRE de Espigão.

O secretário conferiu os investimentos feitos pelo Estado nas 13 escolas estaduais no município, incluindo seis escolas indígenas. Em 2020, quase quatro mil alunos foram matriculados na Rede Estadual de Ensino em Espigão D’Oeste. Além de investimentos em infraestrutura, com reformas e ampliações, as unidades escolares têm recebido uma série de materiais e equipamentos para fortalecer a qualidade do Ensino. No final do ano, laboratórios didáticos, computadores e microcomputadores e diversos outros equipamentos foram entregues pelo Governo de Rondônia às escolas estaduais de Espigão D’Oeste.

Na sequência o secretário regional do Governo esteve na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Em 2020, o Governo de Rondônia, por meio da Idaron, fortaleceu os investimentos em infraestrutura, com a construção, reforma e ampliação de unidades locais da Agência e de postos de fiscalização, além da revitalização de dois barcos de passageiro, ‘Quero-Quero II e IV’, utilizados em fiscalizações na região de fronteira. Em Espigão D’Oeste foi realizada a manutenção predial da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal, no valor de R$ 29 mil.

A gerente local da Agência, Rosely Gomes Kischener, informou que todo o trabalho de defesa sanitária vegetal e animal é feita com muito afinco pela equipe e que neste período de pandemia o atendimento tem sido de forma remota, por meio de telefone e aplicativo de mensagens.

Em 2020 a Ciretran do município emitiu e renovou mais de 12 mil CNHs

José Moura esteve também na Ciretran de Espigão D’Oeste, que em 2020 emitiu 3.882 Certificados de Registro de Veículos (CRV), entre emplacamento e transferência. “No ano passado foram emitidas e renovadas 12.619 Carteiras Nacionais de Trânsito (CNH). Desse total estão inclusas as CNHs que são transferidas de outros Estados para Rondônia”, explicou a chefe da Ciretran, Emanuelle Veras Ramos Klein.

Já no quartel da Polícia Militar, o secretário esteve com o comandante da companhia, tenente Pasoline, que falou um pouco sobre as ações da PM no município e região. Hoje Espigão D’Oeste conta com 21 câmeras de videomonitoramento e é destaque em todo o Estado com o projeto Polícia Mirim.

Por fim, o secretário José Moura, esteve no escritório local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que na última semana, a unidade local recebeu veículo novo para fortalecer as ações de atendimento aos produtores rurais. Vale ressaltar que em todo o Estado, 19 veículos utilitários foram entregues pelo Governo de Rondônia, no dia 15 de fevereiro à Emater. Os veículos garantirão aos escritórios regionais e locais da autarquia maior mobilidade nos serviços que prestam à agricultura familiar em Rondônia.

A gerente local da Emater, Cristiane Abdi Mundim, informou que atualmente a Emater em Espigão D’Oeste presta assistência para mais de 160 produtores rurais, ofertando um atendimento de qualidade e que tem sido elogiado pelos produtores.

“Saímos de Espigão D’Oeste bastante contentes, pois pudemos perceber a satisfação dos servidores, em relação ao Governo de Rondônia, que tem suprido as demandas junto aos órgãos do Estado. É um pedido direto do governador Marcos Rocha para que nós, enquanto representantes do Governo, nos mantenhamos próximos aos órgãos estaduais em todos os municípios da nossa região. Muitas demandas já foram e estão sendo executadas e estamos aqui para trabalhar ainda mais para que todos os anseios e necessidades sejam atendidos”, finalizou o secretário regional do Governo, José Moura.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito