INVESTIMENTO

Governo de Rondônia fortalece o uso de tecnologias em favor da Segurança Pública na Região do Café

02 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Além de sistema eficiente de videomonitoramento, o 4º BPM conta apoio de drones para otimizar o trabalho durante as ações de fiscalização

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado (PM) tem sido referência na Região Norte com o uso das tecnologias em favor da Segurança Pública. Neste sentido, o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Cacoal tem se destacado, com um amplo sistema de videomonitoramento no município, com 28 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade, captando imagens 24h por dia.

A implantação e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras no 4º BPM tem acontecido por meio da  parceria entre a PM e o Tribunal de Justiça de Rondônia, que tem financiado projetos voltados à Segurança Pública, destinando recursos advindos do pagamento das prestações pecuniárias de apenados.

Os policiais militares do 4º BPM, contam ainda com apoio de drones para otimizar o trabalho durante as ações de fiscalização relacionadas a pandemia da Covid-19 em Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste e Cacoal. Os equipamentos são usados para identificar locais onde estejam ocorrendo eventos clandestinos, com aglomeração de pessoas. Com câmeras de longo alcance, os drones tem como objetivo aumentar a capacidade visual dos policiais militares, possibilitando a identificação de situações que estejam em desacordo com os decretos estaduais e municipais nesse período de pandemia.

Em Cacoal são 28 câmeras estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade

De acordo com o comandante do 4º BPM, major PM João Carlos Rodrigues Matos, a Polícia Militar vem cada vez mais implementando ferramentas para melhorar o atendimento à população. “As ferramentas tecnológicas são de suma importância para o policiamento, tendo em vista a necessidade de contemplar a ferramenta principal que é o homem. O dispositivo de monitoramento conseguem dar uma visão geral da localidade, além de deixar registrado para futuras provas em investigações policiais”, destacou o comandante.

Recentemente, no 4º Batalhão, foi feita a substituição total da rede de telefonia, sendo implantada uma Central de PABX (Private Automatic Branch eXchange), que distribui as linhas telefônicas para vários ramais. Todos os aparelhos telefônicos foram trocados e contam com identificador de chamadas. Além disso, todas as ligações feitas ao 190 agora são gravadas. “Isso melhora o atendimento prestado pelos policiais militares e também contribui para inibir trotes”, ressalta o sargento PM Josias Pereira Dias, um dos responsáveis pela Central de Videomonitoramento do 4°BPM.

A sede do 4º Batalhão, em Cacoal, conta ainda com telefones via IP (Internet Protocol). Ao invés de utilizar a linha telefônica comum, esta tecnologia usa a internet para realizar as ligações. Com isso, a Central de Operações tem um canal direto e exclusivo para se comunicar com as bases da Polícia Militar nos bairros Teixeirão e Vista Alegre; e em breve com o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cacoal.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Com formação na área, os sargentos PM Dias e também e PM Eugênio Joaquim Gouveia ,agora fazem parte do recém implantado Núcleo de Tecnologia da Informação, dando suporte às unidades do Batalhão. “A Polícia Militar do Estado de Rondônia, em especial o 4°BPM, tem avançado bastante nessa área, por isso estamos aproveitando a capacidade dos nossos policiais, com formação nas áreas de Tecnologia da Informação, para dar esse suporte, resolvendo de forma mais ágil qualquer imprevisto”, enalteceu o comandante major PM Matos.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin / 1ºTenente PM Francinei Batista do Vale

Convênios, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia