CIDADANIA

Governo de Rondônia inaugura Parque Açaí e transfere espaço para a prefeitura de Ariquemes

27 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Parque Açaí valoriza a região do Setor Dois

Uma região da cidade que estava desvalorizada em um dos bairros mais antigos de Ariquemes, o Setor Dois, foi totalmente revitalizada com a construção do Parque Açaí. O espaço de 650 metros de construção foi inaugurado na noite de sábado (25).

O bancário Manacéis Silva Portela e seu filho Ian Portela de sete anos descobriram o Parque Açai há poucos dias, desde então passaram a frequentar o local para praticar ciclismo na pista. “Aqui era um local muito perigoso, abandonado, cheio de mato, uma região marginalizada, agora tudo isso se transformou em uma praça de lazer e de prática esportiva, é maravilhoso”, comemorou o bancário.

O casal Edvan Alvarenga de Souza e Cleidiane Fernandes dos Santos mora no Setor Dois e conviveram por muitos anos com a triste realidade em que era o local. “Hoje pra gente ver tudo transformado é um sonho, quando poderíamos imaginar que aquele alagado, cheio de mato fosse se transformar em uma praça tão bonita e valorizada”. O casal aproveita que mora próximo da praça para praticar exercícios físicos e também trazer o filho para brincar.

O Projeto Canal da Cidadania foi idealizado pelo governador Confúcio Moura e tem por objetivo revitalizar regiões pouco valorizadas nas periferias das cidades, a exemplo da área onde foi construído o Parque Açaí, que por anos afio foi chamada de “buracão do Setor Dois”. Com a construção e inauguração do parque a região é vista com outros olhos, até os imóveis estão mais valorizados, destaca os moradores do bairro.

Confira a galeria de fotos da inauguração

Entrega das obras do Parque Açai 25-04-106

Governador Confúcio Moura acompanhado da primeira-dama Maria Alice inaugurou o espaço público de lazer

O governo de Rondônia investiu cerca de R$ 4,5 milhões na obra de infraestrutura. A Praça Açai é composta por duas quadras com grama sintética e de areia, pista de skate e de caminhada, ciclovia no entorno, academia rústica de madeira e tubular, playground, quiosques, praça de alimentação, além de urbanização e paisagismo.

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do projeto Canal da Cidadania, que também está sendo desenvolvido em Ji-Paraná, Ouro Preto e Buritis, “Vamos revitalizar áreas desvalorizadas nessas cidades e vamos levar espaços de lazer e de práticas esportivas para idosos, jovens e crianças”, destacou o governador.

O governador Confúcio Moura assinou termo de transferência passando a responsabilidade e todo patrimônio da Praça Açaí para o município de Ariquemes. Ao receber o termo, o prefeito Lourival Amorim disse que gostaria de agradecer ao governador Confúcio Moura por ser parceiro dos municípios, principalmente de Ariquemes, e relembrou a transformação da área do parque e pediu que a população ajude a cuidar, pois é um patrimônio da comunidade.

Participaram do evento o deputado federal Lúcio Mosquini, os deputados estaduais Adelino Follador, Alex Redano, Saulo Moreira e Ezequiel Júnior, secretário-adjunto da secretaria de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, e a adjunta da secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, assessores, comunidade e autoridades do município e da região.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino

Assistência Social, Cultura, Ecologia, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Turismo