Governo de Rondônia
19/04/2024

PESQUISA

Governo de Rondônia incentiva a popularização da ciência em todo estado

18 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com objetivo de levar a popularização em todo o estado de Rondônia sobre estudos voltados para ciência foram visitadas as escolas Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari, e Tiradentes, em Jacy-Paraná distrito de Porto Velho. Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a Fundação de Amparo à pesquisa, Ciência e Tecnologia (Fapero) dá prosseguimento às ações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCTI 2015).

Visita à Escola Carlos Drummond de Andrade

Visita à Escola Carlos Drummond de Andrade

Francisco Elder, presidente da Fapero, afirma que “devemos ir muito além da popularização, não concentrá-la só na capital, mas também no interior do Estado, visto que nossos municípios, através de alunos de escolas públicas, tiveram trabalhos premiados em nível nacional e estadual, Fomentar essa ideia é estimular os nossos alunos”.

O estudante Rian Balestreri, da escola Tiradentes, por exemplo, foi um dos premiados na II Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (ferocit) na área da Robótica, assim como, profissionais já qualificados mostram a importância do incentivo e apoio do poder público para formar novos pesquisadores.

A professora Rafaela Diniz, bióloga, mostra aos estudantes como se desenvolve um projeto de pesquisa em laboratório, esclarecendo o seu trabalho de mestrado envolvendo o estudo do veneno de uma vespa típica da região com potencial microbicida.

Com a ciência implantada no Estado, principalmente na formação de pesquisadores e no apoio ás instituições de pesquisa, a Fapero acredita que nos próximos anos Rondônia fortaleça essa área e passe a ser referência no país.

Saiba mais:

Relatório da Fapero revela desafios da iniciação científica em Rondônia até 2020


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Fapero
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo