INFRAESTRUTURA

Governo de Rondônia inicia limpeza do Rio São Domingos para evitar alagamentos na cidade de Buritis

18 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalhos já foram realizados em 500 metros do i garapé

Trabalhos já foram realizados em 500 metros do igarapé

O Governo de Rondônia iniciou a drenagem, retirada da camada vegetal e limpeza em parte do rio São Domingos, em Buritis, para impedir que o município sofra novos alagamentos, a exemplo da enchente histórica em março de 2015, causando prejuízos tanto na área urbana quanto no setor rural. Os trabalhos são executados pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) em Buritis. A limpeza do rio São Domingos foi um dos compromissos que o governador Confúcio Moura firmou com a população buritiense, durante a inauguração do Parque Buritis, em novembro do ano passado.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, disse que os trabalhos serão realizados em cerca de 2.500 metros do rio São Francisco, que dentro do perímetro urbano da cidade recebe o nome de Igarapé Central ou Igarapé São Francisco. Conforme o residente do DER em Buritis, Amarildo Ribeiro, os trabalhos já foram realizados em mais de 500 metros do igarapé Central, a partir das obras do Parque Buritis.

Em março do ano passado o rio São Francisco não suportou o volume das águas da chuvas e transbordou, causando enchente histórica na cidade. Além dos problemas urbanos, a força das águas arrastou e destruiu cerca de 300 pequenas pontes de madeira, deixando em isolamento algumas partes da zona rural.

Temendo nova enchente, os moradores reivindicaram ao governador Confúcio Moura a limpeza do igarapé. “Implantamos uma Residência do DER aqui [em Buritis] para ajudar o município e região, e o DER vai fazer a limpeza do canal”, disse Confúcio, ao destacar que o igarapé é muito estreito para suportar o volume de água das chuvas.

GALERIA DE CONCRETO

A construção de uma galeria de concreto no rio São Francisco, na saída para o distrito de Jacinópolis e para os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, foi outra obra assegurada por Confúcio Moura e executada pelo DER.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Tarcílio Inácio/Prefeitura Buritis