OBRAS INICIADAS

Governo de Rondônia inicia obras do projeto “Tchau Poeira” em São Miguel do Guaporé

11 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

São Miguel do Guaporé é o 3º município de Rondônia onde as obras do “Tchau Poeira” foram iniciadas

Na sexta-feira (10), o município de São Miguel do Guaporé tornou-se a terceira cidade do Estado a iniciar os serviços de asfaltamento e recuperação em vias urbanas pelo projeto “Tchau Poeira” do Governo de Rondônia. A cerimônia de início das obras contou com a participação do governador Marcos Rocha, secretários, autoridades locais e moradores da cidade, que ansiavam por melhorias das ruas urbanas.

Com essa ação governamental, a região está sendo contemplada com cerca de cinco quilômetros (km) de pavimentação e mais sete km de recapeamento asfáltico, sendo que dois foram  incluídos a pedido do deputado estadual Ismael Crispin. Uma construção com investimento de mais de R$ 6 milhões, oriundos de recursos próprios do Estado, na qual foram repassados à prefeitura licitar e executar a obra.

Durante o ato, o chefe do Executivo Estadual, relembrou a importância de atender as necessidades do município, que integra a região do Vale do Guaporé. Marcos Rocha também reforçou a disponibilidade do Governo de Rondônia para investir nos 52 municípios, considerando o progresso que vem acontecendo a exemplo da produção agropecuária, principal fator econômico de São Miguel.

“Trabalhamos de maneira adequada, honesta e correta, e essa é a única maneira de mostrar os recursos do Governo. Quando eu chego em uma cidade onde vai acontecer a obra, não é para prometer, e sim fazer”, comenta o governador Marcos Rocha.

O governador garantiu ao município investimentos de mais de R$ 1.5 milhão para a revitalização de duas praças, uma quadra de esportes, além do Estádio Chupinzão. Recursos do projeto “Governo na Cidade”, coirmão do “Tchau Poeira”.

Marcos Rocha destacou ainda que o Poder Executivo vem realizando diversas ações durante a pandemia da covid-19 na cidade, com o projeto “SOS Vacinação”, que já aplicou doses em mais de duas mil pessoas de São Miguel do Guaporé.

“O compromisso com a entrega de obras urbanas e totalmente revitalizadas é uma das principais características da atual gestão do Governo do Estado”, declara o diretor-geral do DER, Elias Rezende.

O Governo de Rondônia garantiu um trabalho de melhoramento da Linha 78, bem como a infraestrutura na RO-481, obra que era aguardada há décadas pela população.

O prefeito de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte, salientou a importante união entre o Estado e município, em prol dos rondonienses. “Nossa população já esperava o início das obras, desde o lançamento dos dois projetos. Agora, tudo o que posso dizer é parabéns ao governador Marcos Rocha e sua excelente equipe de trabalho por proporcionar melhorias, avanços e outras condições de vida à população do nosso município”, agradece emocionado.

GRATIDÃO

Ceniro Gomes, que trabalha como pedreiro em São Miguel do Guaporé, destacou o começo das obras como um grande salto visando a infraestrutura na cidade.

“Hoje, posso dizer que tenho a sorte de ter um governador que escuta e atende às necessidades do povo. Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa e integração com outros órgão e autoridades”, declara Ceniro Gomes.

Máquinas começaram a funcionar nesta sexta-feira (10)

O técnico em refrigeração, Amilton Silva, que trabalha próximo a uma das ruas contempladas pelo projeto, diz estar agraciado pelo Governo. “Poeira e lama são constantes por aqui. No entanto, este dia é histórico para nós que seremos contemplados”.

Participaram do evento, o gestor da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) Erasmo Meireles e Sá, a gestora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) Luana Rocha,  o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) deputado estadual Alex Redano, os deputados estaduais Luizinho Goebel, Ismael Crispin, Jean Oliveira, Eurípedes Lebrão e demais autoridades municipais.

O TCHAU POEIRA

O “Tchau Poeira” visa asfaltar, recuperar e sinalizar vias públicas urbanas nos 52 municípios de Rondônia, e o Poder Executivo investe mais de R$ 300 milhões, Fonte 100 (recursos próprios) para esta ação, que foram economizados pela gestão Marcos Rocha. O projeto contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que aprovou o orçamento por unanimidade em abril deste ano.

Desde o seu lançamento, já são 25 municípios contemplados, sendo eles: Ariquemes; Pimenta Bueno; Vilhena; Costa Marques; São Francisco do Guaporé; Seringueiras; São Miguel do Guaporé; Alto Alegre dos Parecis; Alta Floresta d’Oeste; Santa Luzia d’Oeste; Rolim de Moura; Nova Brasilândia d’Oeste; Novo Horizonte; Castanheiras; Ouro Preto do Oeste; Cerejeiras; Colorado do Oeste; Corumbiara; Cabixi; Chupinguaia; Pimenteiras do Oeste; Alvorada do Oeste; Ji-Paraná; Jaru e Cacoal.

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes