Investimentos em Vilhena

Governo de Rondônia investe em todos os setores em Vilhena

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Vilhena está transformada em um canteiro de obras. São ampliações de escolas  e estrutura de secretarias, unidade integrada de segurança pública, Unisp, Centro de Referência de prevenção à dependência química(Crepad), construção de pista de testes para o Detran. O setor primário não foi esquecido, com a ajuda para construção de tanques de piscicultura.

Obras da construção da pista de testes do Detran estão bem adiantadas

A pista de testes do departamento de trânsito, Detran local, está sendo construída num investimento superior a R$ 2 milhões. A empresa responsável é Netuno Comércio Ltda. A pista, além da estrutura administrativa, terá espaço para deslocamento de motos, carros, caminhões e rampas de teste, além de uma extensa área para futuras ampliações.

Washington Carlos, mestre de obras explica o projeto

Obras estão adiantadas e ficarão prontas até novembro

Segundo o mestre de obras Washington Carlos, a obra só não está mais adiantada devido a insistência da chuva, “caso contrário já estaríamos mais adiantados”. Ele informou que os bloquetes para o calçamento “já estão todos prontos. Vai ser só instalar. Vou montar 4 equipes para ser mais rápido”. A obra deve ser entregue até novembro.

Segurança pública

Duas grandes obras do governo de Rondônia estão sendo construídas na cidade de Vilhena e vão dar mais segurança à população. A Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) e a construção do subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

Obra da Unisp em andamento

Somente a Unisp receberá um investimento superior a R$ 3 milhões, com recursos do Pidise (Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia) para atender o prédio que abrigará a segurança pública em Vilhena, numa “estrutura de dois pisos, 2 mil metros quadrados de área construída e que será concluída nos próximos seis meses”, informou o engenheiro Adones Hoffmann, responsável pela obra.

Adones Hoffmann, responsável pela obra.

O subgrupamento do Corpo de Bombeiros também está em andamento, com recursos orçados em R$ 752 mil, a obra terá 522 metros quadrados de área construída. Segundo o encarregado, Nelson Feitosa, a obra tem prazo de 180 dias e os recursos são oriundos do Pidise e já estão 25% concluídas.

Unidade dos Bombeiros Militares está em construção

Educação

Por ser um dos pilares da formação do cidadão, o governo não tem poupado esforços para que a educação se fortaleça e atenda, cada vez mais, as expectativas da comunidade.

Escola Genival Nunes da Costa receberá ampliação

A escola Genival Nunes da Costa é uma das beneficiadas em Vilhena. Segundo o diretor, Joaquim Germiniano da Silva, a escola receberá ampliação no número de salas de aula e reforma. “Hoje a escola atende crianças do 6º ao 9º ano, e passará a ser de tempo integral após a construção”.

Joaquim Germiniano da Silva, diretor

Segundo o diretor, a escola tem hoje 1.000 metros de área construída e com a reforma, “serão mais 1.500 metros quadrados que irão estruturar a escola com laboratórios, novo refeitório, salas, auditório, guarita, piscina semiolímpica”. Joaquim acredita que a escola passará a atender outras séries com a ampliação, “mas isso a Seduc é quem irá definir”.

A escola receberá ampliação em mais 1,5 mil m²

A escola Ceeja (Centro de Educação Estadual de Jovens e Adultos) também será beneficiada. Ao lado da escola está em construção uma quadra poliesportiva, com vestiários  para a prática esportiva com custo de R$ 602 mil.  A obra está na fase de estruturação, mas já teve início.

Quadra do Ceeja já está sendo construída

Referência em educação

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) destacou a escola Wilson Camargo com o segundo lugar no índice em Rondônia. A diretora da instituição, Maria da Penha, conhecida como Tati, tem se destacado como gestora escolar.

Escola Wilson Camargo é referência no índice Ideb

Recentemente a escola participou do Prêmio Destaque Gestão Escolar, que é uma avaliação pela qual a escola em Brasília. Com esse destaque recebido, a diretora recebeu o prêmio de uma viagem aos Estados Unidos para conhecer o sistema de ensino daquele país. E agora em outubro irá à Inglaterra participar de um curso para gestores.

Diretora Maria da Penha

Sobre a gestão da escola, Maria da Penha ressalta que ninguém faz nada sozinho e enfatizou a participação dos professores, alunos e pais no processo. “O apoio que os pais dão aos alunos e os professores que são muito empenhados e comprometidos, tudo isso junto faz a diferença”.

Mesas do laboratório foram adquiridas com recursos economizados pela escola

Na escola, segundo a diretora, os professores se sentem motivados pois não faltam equipamentos e materiais para o professor trabalhar. E toda a gestão é compartilhada. Até os móveis do laboratório de informática foram adquiridos com o dinheiro da terceirização da cantina. “Mas os investimentos são definidos pelo comitê gestor de professores, pais e direção”.

Alunos satisfeitos e disciplina garantem ambiente sadio na escola

Agora, informou a diretora, a escola, juntamente com os alunos criaram o Projeto de Pais e Alunos Destaques, chamado Olimpilson 2014. A pontuação das equipes (“não chamamos mais de turmas”) é dada diariamente, desde que o aluno entra no portão. “Como são equipes, ninguém quer perder pontos, por isso, um cuida do outro e a disciplina se estabelece”.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça

Agricultura, Agropecuária, Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Piscicultura, Rondônia